Após polêmica, mostra Queermuseu será exibida no Rio

A exposição foi cancelada em Porto Alegre após vários protestos e financiamento coletivo está promovendo nova mostra

por Elaine Guimarães qua, 28/03/2018 - 11:15

Após campanha virtual, a Escola de Artes Visuais (EVA), do Rio de Janeiro conseguiram arrecadar recursos para montar a exposição Queermuseu: Cartografias da diferença na arte brasileira, que foi alvo de críticas e censura em 2017, chegará à cidade carioca na segunda quinzena de junho deste ano.

No início de 2018, a EVA lançou uma campanha de financiamento coletivo, o objetivo era arrecadar o equivalente a R$ 690 mil até o final de março. No entanto, a 'vaquinha virtual' coletar R$ 800 mil em 58 dias. O valor angariado será destinado à reforma das Cavalariças, espaço do Parque Lage que receberá a exposição, operações e montagem das obras de artistas como Candido Portinari e  Lygia Clark. A curadoria ficará sob responsabilidade de Gaudêncio Fidelis.

Em 2017, a ‘Queermuseu – Cartografias da diferença na América Latina', que ocupava o Santander Cultural de Porto Alegre, foi acusada de conter obras ofensivas, blasfêmia contra símbolos católicos e incitar a pedofilia e zoofilia. Após vários protestos, a mostra foi cancelada.

LeiaJá Também

--> Vereador diz que Queermuseu fazia 'apologia à zoofilia'

--> MPF recomenda reabertura da exposição “Queermuseu" no RS

COMENTÁRIOS dos leitores