Em dez dias, Fenearte já recebeu 265 mil pessoas

Fátima Bernardes e o seu namorado Túlio Gadelha passaram pelo local na última sexta-feira (13). Hoje é o penúltimo dia da feira, que se estende só até domingo (15)

por Jameson Ramos sab, 14/07/2018 - 15:42

Realizada no Centro de Convenções, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, com dez dias de funcionamento a Fenearte já recebeu mais de 265 mil pessoas. Por conta disso, alguns expositores estão com pouquíssimas mercadorias para vender ao público que frequenta o espaço. Este sábado (14) é o penúltimo dia da feira, que se estende só até domingo (15).

Já no seu sétimo ano participando da Fenearte, o artesão Lindomar Isidoro, 40 anos, é uma das pessoas que antes mesmo do fim da feira já não tem muito material para oferecer aos consumidores. "Eu e meu pai trabalhamos com a madeira, fazemos bancos e vários produtos para decoração; nós já vendemos quase tudo", informa.

Para ele, a 19ª Fenearte está sendo bem melhor do que foi em 2017. "Para se ter ideia, no penúltimo dia de feira do ano passado tínhamos mais mercadorias sobrando do que agora", enfatiza. Lindomar Isidoro veio de Petrolina para expor os seus trabalhos no local.

 

Sendo um dos poucos mestres artesãos que a apresentadora Fátima Bernardes, que foi à feira na última sexta (13), conversou e comprou algum dos seus produtos, Everaldo Cabral, 65 anos, chama a atenção de quem passa ao fazer as suas obras ao vivo, para quem quiser ver. "O pessoal me acha importante (por conta do trabalho) mas eu me acho normal, como qualquer um. A diferença é que eu sou um artista", explana Mestre Cabral, como é conhecido. "Ontem mesmo Fátima Bernardes veio aqui com o atual namorado dela (Túlio Gadelha) para comprar uma peça e as pessoas ficaram 'loucas'. Eu não acho ela maior ou melhor que eu", certifica o artesão. Ele complementa dizendo: "Ela é artista no ramo dela e eu no meu, trabalhando há 48 anos. Já rodei todo o Brasil e alguns países com as minhas obras", finaliza.  

 

Dispostas a conhecer e comprar alguma arte desses artesãos que se preparam durante todo o ano para as exposições, algumas senhoras, mesmo com suas limitações físicas, foram prestigiar o evento. Heloisa Dutra, 64 anos, natural de Minas Gerais, acredita que o local seja um encontro da cultura de Pernambuco. "Há mais de 5 anos que eu venho para a Fenearte. Eu acho esse momento maravilhoso, só estou achando as coisas uma pouco mais caras. Não sei se é isso ou estou ficando mais pobre", brinca.

Dona Francisca Minervina, 76 anos, que há mais de 50 anos deixou o Ceará para morar no Recife, há dois anos visita a feira com o propósito de prestigiar os produtos locais e da sua terra natal. "Eu amo artesanato. Mesmo com minhas dificuldades, resolvi sair de casa pra poder ver essa gente", diz Dona Francisca.  

Serviço

Neste sábado (14) e domingo (15), últimos dias da Fenearte, o público poderá ter acesso ao local das 10h às 22h 

 

COMENTÁRIOS dos leitores