Espaço da Cinemateca Pernambucana agora é para todos
Com o objetivo de oferecer interação maior com o próximo e ampliando sua acessiblidade, a Cinemateca Pernambucana adaptou seu espaço físico para receber pessoas cegas, de baixa visão, surdas e ensurdecidas. O local se situa na Fundação Joaquim Nabuco, localizado em Casa Forte.
A partir de terça-feira (25), a área contará com piso podotátil e visitas guidas com audidescrição e Libras, levando pessos com deficiências sensoriais à desfrutar de todo o conteúdo do acervo. Na inauguração, ocorrerá uma programação especial.
A partir das 14h30 ocorrerá uma visita guiada com audiodescrição e Libras pelo espaço, e às 15h30, a Sessão Alumiar exibe com AD, Libras e LSE, o belíssimo longa brasileiro Colegas, de Marcelo Galvão. O filme narra uma jornada cheia de aventuras de três jovens portadores de síndrome de Down, que partem em busca dos seus sonhos.
"Agora é a vez de levarmos essa acessibilidade para nosso espaço físico, difundindo o cinema pernambucano para um maior numero de pessoas e promovendo uma expansão na inclusão cultural no estado”, destaca a coordenadora do Cinema da Fundação, Ana Farache. Ela ressalta que a Cinemateca já conta com filmes pernambucanos com três modalidades de acessibilidade comunicacional - Audiodescrição (AD), Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas; e Legenda para surdos e ensurdecidos (LSE) - no seu acervo online.
Serviço
Cinemateca Pernambucana Acessível
Terça - feira (25), às 14h30
Fundação Joaquim Nabuco (1º Edifício Gil Maranhão, na Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte)
Gratuito
*Por Jhorge Nascimento