Paço do Frevo funciona com equipe e horário reduzidos

Funcionários do museu aguardam por licitação para saber quem ficará responsável pelo equipamento cultural

por Paula Brasileiro qua, 14/11/2018 - 16:51
Romina Aguiar/Wikimedia Commons Romina Aguiar/Wikimedia Commons

Em seu primeiro dia sem gestor oficial, nesta quinta (14), o museu Paço do Frevo abriu em horário reduzido e com uma equipe menor do que a habitual. Assim será o funcionamento do equipamento até que seja realizado um processo licitatório para a escolha de uma empresa que assuma a administração do lugar. A previsão é que no dia 2 de dezembro deste ano a situação do Paço esteja regularizada.

O museu dedicado ao ritmo pernambucano frevo foi gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) desde 2013, até a última terça (13), quando encerrou-se o contrato da instituição com a Prefeitura do Recife. Segundo funcionários do museu, ainda não foi feito outro processo licitatório para a escolha de uma nova empresa para gerir o espaço - ainda que a Prefeitura do Recife tenha afirmado, através de nota oficial, já ter realizado o processo -, e por este motivo, o equipamento funcionará em caráter especial até o fim do ano.

Ainda de acordo com informações dadas por funcionários do Paço do Frevo, até o dia 1º de dezembro o equipamento funcionará das 13h às 17h, com entrada gratuita. O número de colaboradores no museu também será menor que o habitual a partir desta quinta (14), tendo alguns já comparecido ao local para firmar sua demissão.

Nota da Prefeitura do Recife

Na última quarta (13), a Prefeitura do Recife informou, através de nota oficial, já ter realizado novo processo licitatório para manutenção do Paço do Frevo. Ainda segundo a nota, o próprio IDG foi vencedor do processo e que agora o equipamento deve passar por um período de transição. Confira na íntegra.

A Prefeitura do Recife esclarece que o Paço do Frevo não está encerrando as atividades. O equipamento atravessa agora um momento de transição de gestão. Acabou hoje (13) o contrato, assinado em 2013, entre a administração pública e a Organização Social Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), para manutenção e oferta regular dos serviços e programações do Paço. Um outro processo licitatório já foi realizado e vencido pelo mesmo IDG, que agora está na fase de implementação e regularização da operação, para que o Paço possa seguir atuante na salvaguarda, promoção e renovação do frevo como genuína expressão cultural da cidade. Durante esse período de transição, até o dia 1º de dezembro, o Paço do Frevo continuará funcionando no período da tarde, para atendimento ao público.

COMENTÁRIOS dos leitores