Prefeitura descumpre prazo para regularização do Paço

Museu de salvaguarda do frevo deveria voltar a funcionar plenamente no último sábado (1º), mas isso não aconteceu

por Paula Brasileiro seg, 03/12/2018 - 19:13
Divulgação/Valéria Vicente Populares e profissionais do frevo 'abraçaram' o Paço no último domingo (2) Divulgação/Valéria Vicente

O Paço do Frevo, museu construído no coração do Bairro do Recife com o objetivo de salvaguardar o frevo, ritmo que mais forte ‘pulsa’ no estado de Pernambuco, continua no aguardo da normalização de suas atividades. Apesar de sua volta plena ter sido prometida à população, pela Prefeitura do Recife (PCR), para o último sábado (1º), o prazo não foi cumprido pelo órgão, que estabeleceu nova data para que o equipamento cultural possa funcionar a contento novamente.

A incerteza quanto ao futuro do Paço do Frevo começou no dia 13 de novembro, quando o contrato da PCR com a Organização Social Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), empresa que geria o espaço, chegou ao fim. Diante disso, o museu passou a operar apenas na parte da tarde, das 13h às 17h, e com equipe reduzida.

No último domingo (2), um dia após o prazo prometido para a retomada das atividades normais do equipamento, um grupo de amantes do frevo e profissionais da música, como a multiartista Maria Flor, o maestro Ademir Araújo e o grupo Brincantes das Ladeiras, promoveram diversas atividades em frente ao Paço, além de um abraço simbólico no museu para sensibilizar os governantes em relação à sua importância e valor.

Até então, o Paço do Frevo segue funcionando somente no período da tarde. Estão abertos para a visitação apenas o térreo, onde se encontra uma linha do tempo do frevo, e o terceiro andar, sem ações, segundo informações de Maria Flor. O elevador do museu também está fora de uso.

Procurada pelo LeiaJá, a Prefeitura do Recife informou, através de nota, que ainda não houve tempo hábil para que o novo contrato estabelecido com o IDG passasse por todos os trâmites burocráticos necessários. Sendo assim, uma nova data para retomada do Paço foi estipulada, 16 de dezembro. Até lá o museu continua recebendo visitantes somente à tarde, das 13h às 17h, com enrada gratuita.

Confira a nota na íntegra

A Prefeitura do Recife informa que, em função dos trâmites burocráticos do processo de contratação, a Organização Social Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) estará apta a reassumir a gestão do Paço do Frevo a partir do próximo dia 16 de dezembro. Até lá, atividades formativas e serviços oferecidos pelo equipamento serão mantidos, no expediente das 13h às 17h, de terça a domingo, pela equipe de transição, que está à frente das atividades do Paço desde o último dia 14 de novembro. Desta data até ontem, foram recebidos mais de 3,3 mil visitantes. A regularidade dos serviços do Paço se confirma até fora das instalações do equipamento. Ontem, por exemplo, foi realizado o Arrastão do Frevo, tradicional cortejo pelas ruas do Recife antigo, oferecido pelo Paço no primeiro domingo de cada mês.

COMENTÁRIOS dos leitores