Na Sim, produtores falam sobre a importância dos festivais

Painel reuniu realizadores de todo o país

por Paula Brasileiro sex, 07/12/2018 - 16:00
Paula Brasileiro/LeiaJáImagens Realizadores falaram sobre a força dos festivais Paula Brasileiro/LeiaJáImagens

Um dos painéis que abriu a tarde desta sexta (7), na Semana Internacional de Música de São Paulo (Sim), tratou sobre os festivais que estão movimentando as cenas país afora. A fila de pessoas que se formou na porta da sala Jardel Filho, no Centro Cultural São Paulo, era uma das provas do crescimento exponencial dessa ferramenta de fomento da música, sobretudo, a independente.

Mediado pelo produtor Anderson Foca, do Festival do Sol (RN), o painel reuniu outros 11 realizadores de diferentes estados do país. Anderson comemorou o crescimento dos festivais em solo brasileiro. Atualmente, são cerca de dois mil acontecendo anualmente, segundo pesquisa da Sympla. “A gente até achou que a curva seria descendente, há uns sete anos, mas veio aí uma nova geração e a cena vem aumentando”, disse.

Os demais participantes compartillharam suas experiências e ‘cases de sucesso’, além de darem um mapa do caminho das pedras para os iniciantes na área. Um desses foi Victor Diniz, realizador do Sensacional (MG): “A gente começou vendendo cerveja pra pagar o festival. A conta só fechou agora, quase oito anos depois”, disse. Todos concordaram com a necessidade de driblar a falta de apoio e incentivo por parte do poder público mas elencaram os benefícios em se fazer festivais como a ocupação de espaços nas cidades, promoção de artistas independentes e fomento da cena musical.

COMENTÁRIOS dos leitores