Quadrinhos para promover protagonismo negro na infância
Projeto de Universidade Federal do Rio de Janeiro usa diversas mídias para ensinar cultura negra e indígena
Dois irmãos gêmeos, Nana e Nilo, acompanhados de um pássaro e uma árvore milenar ensinam, através de suas histórias, o protagonismo negro na fase infantil, sem estereótipos ou clichês. Essa é a proposta de um projeto criado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, que usa os quadrinhos e a animação para ensinar as culturas negra e indígena às crianças.
Nana & Nilo é resultado da parceria entre o autor Renato Nogueira, professor do Departamento de Educação e Sociedade; o ilustrador Sandro Lopes, professor do Departamento de Artes; e a designer Cris Pereira. O projeto conta com livros infantis de colorir, quadrinhos e CDs e DVDs de animação e música tradicionais, além de uma página no Facebook.
O objetivo dos criadores é utilizar as diferentes mídias para inserir a diversidade étnico-racial na produção feita para as crianças no Brasil, além de, através das histórias dos irmãos, promover a autoestima e o protagonismo desde a infância, promovendo o debate e oferecendo informações sobre as culturas negra e indígena.