MPPE abre inquérito para apurar peça de Jesus travesti

"O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu" foi vetada do 25º Janeiro de Grandes Espetáculos

por Lídia Dias ter, 15/01/2019 - 12:37
Luciane Pires Ferreira/Divulgação A peça seria apresentado nos dias 12 e 13 de janeiro Luciane Pires Ferreira/Divulgação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitou a instauração de inquérito para avaliar o motivo da retirada da peça "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu" da grade da programação do 25º Janeiro de Grandes Espetáculos. A decisão foi publicada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial.

O assunto da audiência, que será realizada no próximo dia 28, às 14h, discutirá a garantia do direito à liberdade de expressão e criação artística. O inquérito investigará a Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Prefeitura do Recife e Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

Ao vetar a peça do festival, a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) alegou que o espetáculo ‘extrapola os critérios artísticos’. "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu" é um drama sobre opressão e intolerância, interpretado pela atriz transexual Renata Carvalho.

Após a obra ser retirada do 25º Janeiro de Grandes Espetáculos, outras peças decidiram abandonar o evento, em solidariedade à Renata, que faz o papel de Jesus no espetáculo, e contra a censura e intolerância.

COMENTÁRIOS dos leitores