Cine PE muda data e será realizado em julho

O motivo da alteração está ligado ao retardamento do anúncio das novas regras feito pelo governo federal perante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, a antiga Lei Rouanet

por Paulo Uchôa qui, 16/05/2019 - 11:26
Divulgação/Felipe Souto Maior Sandra Bertini falou sobre 23ª edição do Cine PE Divulgação/Felipe Souto Maior

Nesta quinta-feira (16), a organização do Cine PE revelou detalhes da sua 23ª edição. Entre elas está a mudança da data: o festival, costumeiramente realizado entre os meses de abril e maio - à exceção de 2017, quando foi adiado para junho -, será realizado de 29 de julho a 4 de agosto em 2019.

O local permanece o mesmo: o cinema São Luiz. O motivo da alteração está ligado ao retardamento do anúncio das novas regras feito pelo governo federal perante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, a antiga Lei Rouanet.

As sessões infantis, no entanto, serão realizadas nos dias 30 e 31 de maio. O argumento da organização é que as escolas públicas estarão de férias no mês de julho, período da realização do festival. Serão exibidos os filmes "Detetives do Prédio Azul - O Mistério Italiano", de Viviane Jundi, e "Meus 15 Anos", de Caroline Fioratti, protagonizado pela atriz Larissa Manoela. 

De acordo com Sandra Bertini, diretora do Cine PE, a mudança das datas "é incômoda, triste, mas (o festival) não deixará de ser realizado". Com 892 filmes inscritos, número superior a 2018, o festival incluirá na sua grade de programação 32 produções, sendo elas: três na categoria ficção e três como documentário na Mostra Competitiva de Longas-Metragens, sete títulos na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos, além de dezenove na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais.

A atriz Nínive Caldas será a responsável pela apresentação do evento, substituindo a jornalista Graça Araújo, falecida em 2018. Sandra Bertini afirmou que Graça será uma das homenageadas, já que ela apresentou as 22 edições anteriores do Cine PE. Os ingressos para o 23º Cine PE serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do cinema, sempre duas horas antes das sessões.

COMENTÁRIOS dos leitores