Mestras Cozinheiras de Vila Velha no Xepa Cult

Evento gratuito acontece neste sábado (20) e presta homenagem a Mestre Nado

qui, 18/07/2019 - 10:09
Divulgação Mostra Gastronômica Xepa Cult Divulgação

A tradição gastronômica das pescadoras e catadoras de marisco de Vila Velha na Ilha de Itamaracá, litoral norte de Pernambuco, estará na edição de julho do projeto Xepa Cult, Mostra de Gastronomia de Tradição pelo Consumo Consciente. O envento acontece neste sábado (20) a partir das 14h, no espaço Pequeno Latifúndio, no bairro do Espinheiro, com as mestras cozinheiras Maria Clarice da Conceição e Janete Maria dos Santos compartilham saberes e sabores preservados pela comunidade local.

Essa edição do Xepa Cult terá ainda uma homenagem a Mestre Nado, artista popular reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, conhecido pelo projeto “Som do Barro”. Na programação, a exibição de vídeos “Do Mangue à Cozinha: o turismo é sustentável” e “O Planeta é Biodiversidade” e degustação dos pratos preparados para a ocasião: carcará, siri ao coro, moqueca seca de manjuba na folha da aroeira, finalizando a noite com as doçarias de Vila Velha.

As tradicionais catadoras de mariscos na região, as mulheres de Vila Velha são responsáveis pela preservação da pesca artesanal, bem como pela preservação da memória do patrimônio gastronômico na localidade. “Isso é exatamente o que propõe o Xepa Cult, estimulando a reflexão sobre alimentação e consumo consciente a partir da valorização do patrimônio gastronômico compartilhado entre mulheres afrodescendentes e indígenas”, diz a pesquisadora Mõnica Jácome, cozinheira e produtora cultural.

O projeto conta com incentivo do Governo de Pernambuco pela Secretaria de Cultural, por meio do Funcultura, e é inspirado no movimento Slow Food, que defende a sociobiodiversidade alimentar e de valorização da agricultura familiar, prezando pela comida de verdade, boa, limpa e justa para todos.

No sábado, o público poderá ainda acompanhar o processo de produção do cardápio feito pelas mestras cozinheiras. Ao final, elas compartilham os pratos preparados, mostrando a força da cultura de Vila Velha, onde o espaço cultural Casa Uaná desenvolve um trabalho sistemático com a comunidade.

O projeto XepaCult teve início em agosto de 2017, com eventos mensais realizados no Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda, e na Casa Maumau, no Recife, com degustação gastronômica, aula-espetáculo “O Som do Barro” com Mestre Nado e seu grupo, e exposições fotográficas com a alimentação como tema. No segundo ano, a Xepa Cult continua como mostra gastronômica e passa a realizar exibições audiovisuais, além da aula-espetáculo de Mestre Nado.

O Pequeno Latifúndio é um espaço criado pela jornalista e produtora Aline Feitosa, na casa onde mora há mais de 18 anos. Desde 2017, abre o seu pequeno e aconchegante quintal aos amigos e público interessado na cena cultural independente, em suas diversas manifestações. O lugar conta com uma cozinha afetiva, de preparos feitos pela própria família. Nos dias do Xepa Cult o acesso é gratuito.

SERVIÇO

Xepa Cult Ano II - Edição Julho

20 de julho de 2019

14h às 18h

Espaço Pequeno Latifúndio (Rua Gomes Pacheco, 426 – Espinheiro)

Acesso gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores