Dia Estadual do Maracatu terá celebração em Olinda

Para a celebração está marcado um grande cortejo com dez nações de maracatus no Sítio Histórico, nesta quinta-feira (1)

por Waleska Andrade qua, 31/07/2019 - 13:11
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Para celebrar o Dia Estadual do Maracatu, Olinda recebe, na próxima quinta-feira (1º), um grande cortejo de cultura popular que reunirá mais de 200 batuqueiros de dez nações do Estado: Nação Camaleão, Nação Leão Coroado, Nação Luanda, Nação Tigre, Nação Badia, Nação Pernambuco, Nação Maracambuco, Nação Estrela de Olinda, Nação Sol Brilhante e o Maracatu Várzea do Capibaribe. A concentração será às 18h, no Largo do Amparo e, a partir das 19h, os batuqueiros sairão em cortejo rumo aos Quatro Cantos, onde farão apresentações com suas nações, cantando suas tradicionais loas.

O evento é coordenado pela Associação dos Maracatus (AMO), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secult-PE/Fundarpe, e da Prefeitura Municipal de Olinda, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio - marca as comemorações do Dia Estadual do Maracatu, instituído pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em 1997, em homenagem à data de nascimento do mestre Luiz de França, que comandou por quase 40 anos as atividades do centenário Maracatu Leão Coroado, um dos Patrimônios Vivos do Estado, desde 2005.

"A ideia do evento é celebrar a resistência e importância dos maracatus-nação em nosso Estado e, além disso, criar mecanismos de articulação que deem visibilidade ao protagonismo dos mestres e batuqueiros", conta Nilo Oliveira, presidente do Maracambuco e um dos organizadores do cortejo em Olinda. Na última edição, cerca de seis mil pessoas acompanharam a homenagem, segundo a organização.

SERVIÇO

Dia Estadual do Maracatu, em Olinda

1º de agosto (quinta-feira)

A concentração será às 18h, no Largo do Amparo. Às 19h, os batuqueiros sairão em cortejo até os Quatro Cantos

Com Informações da Assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores