Recife Assombrado tem pré-estreia no Recife nesta segunda

Elenco do filme falou sobre a produção que aborda as lendas da capital pernambucana

por Paula Brasileiro seg, 18/11/2019 - 14:08

A cidade do Recife é a grande protagonista no longa Recife Assombrado. Assinado pelo diretor Adriano Portela, o filme leva para as telonas os lugares e lendas mais assombrados da capital pernambucana. Adriano e parte do elenco, recebem o público para a pré-estreia da produção, nesta segunda (18), no Cinema São Luiz, às 19h. Na quinta (21), será a vez das principais salas da Região Metropolitana do Recife e de outras cidades do estado receberem o longa.

Antes da pré-estreia, a equipe de Recife Assombrado falou sobre o trabalho durante uma coletiva de imprensa. O diretor Adriano Portela, os produtores da Viu Cine, e parte do elenco - Daniel Rocha, Marcio Fecher, Germano Haiut, Pedro Malta, Rhaisa Batista e Rayza Alcântara, contaram um pouco sobre o processo de desenvolvimento do filme que começou em 2015.

O longa pernambucano tem roteiro de Ulisses Brandão e Bruno Antônio, da Viu Cine, em parceria com André Balaio e Roberto Beltrão, editores do site O Recife Assombrado. Com o objetivo de homenagear a obra de Gilberto Freyre, o filme leva para o cinema as famosas lendas e histórias de assombrações recifenses. "Todo mundo tem uma história de assombração pra contar, ou já ouviu, tem esse sentimento de que o produto é de todo mundo. Costumo dizer que não é um filme de Adriano Portela, é de todos os pernambucanos", diz o diretor do filme. 

Para Pedro Malta e Rhaisa Batista, a oportunidade de trabalhar na produção foi como fazer um resgate à sua própria história. Ambos deixaram Pernambuco ainda crianças e precisaram se familiarizar novamente com tais lendas. "É um reencontro com a nossa própria história. É muito bacana não só propor esse resgate da nossa origem, mas um resgate de nós mesmos", comentou Pedro. 

Já Daniel Rocha, protagonista do longa, diz que o trabalho exigiu um mergulho em um universo totalmente desconhecido. "A questão da tecnologia distanciou até o pessoal daqui dessas lendas, então, imagina uma pessoa vindo do Sudeste, eu não conhecia nada". Ele contou que fez até um passeio de Catamarã pelos pontos mais assombrados da cidade para se preparar, além de contar com a colaboração de toda a equipe do filme. 

Recursos

Os atores Daniel Rocha e Marcio Fecher fizeram questão de frisar que o filme foi produzido com baixo orçamento. "Fizemos um longa com orçamento de um documentário", disse Fecher. Com linhas de financiamento sendo extintas e problemas em relação a editais estaduais e federais, a situação dos realizadores do audiovisual fica cada vez mais delicada. O diretor Adriano Portela, no entanto, busca formas de já colocar em prática seus próximos projetos. "Tá meio tenebroso, mas a gente está juntando forças e se preparando para alguns novos projetos. Já tenho um em mente para o ano que vem, Guerrilha. A gente também está cercando com o Recife Assombrado, os incentivadores que estão agora acreditando no filme, ele tá apontando pra outras coisas, série, filme dois".

COMENTÁRIOS dos leitores