Filmes nacionais são retirados do site da Ancine

Cartazes também foram removidos das paredes da agência

por Paulo Uchôa ter, 03/12/2019 - 15:41
Reprodução/YouTube Regina Casé em uma das cenas do filme 'Que Horas Ela Volta?', de Anna Muylaert Reprodução/YouTube

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) tomou uma decisão drástica. Depois de limitar recursos para projetos do audiovisual, a agência acabou retirando do site oficial os filmes que estão nos cinemas brasileiros. Além da internet, os cartazes que estampavam os corredores da Ancine também foram removidos das paredes, segundo informações do jornal O Globo.

No dia 16 agosto, o presidente Jair Bolsonaro afirmou em uma live no Facebook que filmes LGBT teriam recursos vetados pela Ancine, negando que a decisão de barrar as produções com essa temática era uma forma de censura, mas que os projetos fossem financiados por iniciativa privada. "Quem quiser pagar, que fique à vontade. Não iremos interferir em nada. Mas, fomos garimpar na Ancine filmes que estavam sendo prontos para ser captados recursos no mercado", disse.

Vivendo sob ameaças de um filtro cultural, a Ancine patrocinou filmes que acabaram sendo premiados. Entre as produções estão os sucessos Aquarius, O Palhaço, Tropa de Elite, Cidade de Deus e Que Horas Ela Volta?, esse último protagonizado pela atriz Regina Casé e dirigido por Anna Muylaert.

COMENTÁRIOS dos leitores