‘Curta Alumiar’ promove cinema com acessibilidade na web

Festival acontece nesta quinta (18) e sexta (19) no portal da Cinemateca Pernambucana

por Paula Brasileiro seg, 15/06/2020 - 09:22

O Cinema da Fundação promove, nesta quinta (18) e sexta (19),  o Curta Alumiar - I Mostra de Curtas Pernambucanos Acessíveis On-line da Fundaj, para pessoas com deficiências visuais e auditivas. A mostra lança oito curtas acessíveis de diferentes gêneros e formatos, disponíveis para serem assistidos no portal da Cinemateca Pernambucana.

A cada dia  quatro curtas entrarão no link Acessibilidade e ficarão permanentemente no portal. A mostra tem o objetivo de oferecer à pessoas cegas, com baixa visão, surdas ou ensurdecidas uma opção de acesso  à  produções culturais  durante este período de isolamento social, sem precisarem sair de casa.

O Alumiar destina-se, também, a estudantes, profissionais e pesquisadores da área da acessibilidade, produtores de audiovisual, estudantes de artes visuais e o público em geral. A ideia é colaborar para a formação de um novo público a partir da inserção de pessoas com deficiências sensoriais no universo do cinema criando um canal de diálogo com profissionais da acessibilidade e  promovendo debates e encontros sobre acessibilidade nas salas de cinema.

 

PROGRAMAÇÃO - MOSTRA CURTA ALUMIAR

18 de junho (quinta), a partir das 14h:

A Árvore do Dinheiro de Marcos Buccini e Diego Credidio

A Onda Traz, O Vento Leva de Gabriel Mascaro

Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos de Camilo Cavalcante

Cinema Glória de Fernando Spencer e Felix Filho

 

19 de junho (sexta), a partir das 14h:

Clandestina Felicidade de Beto Normal e Marcelo Gomes

Nº 27 de Marcelo Lordello

Recife de Dentro pra Fora de Kátia Mesel

Salu e o Cavalo Marinho de Cecília da Fonte Alves

 

COMENTÁRIOS dos leitores