Curso exalta a Dramaturgia dos Orixás

Qualificação contará com atividades on-line e presenciais em ambientes abertos

por Nathan Santos dom, 04/10/2020 - 12:34
Divulgação/Talles Ribeiro Aulas serão conduzidas pela diretora teatral Agrinez Melo Divulgação/Talles Ribeiro

Com 12 encontros distribuídos em atividades on-line e presenciais em ambiente aberto, o curso ‘Dramaturgia dos Orixás' iniciará sua programação nesta segunda-feira (5), sob a condução da atriz, figurinista, diretora teatral e pesquisadora Agrinez Melo. A qualificação contará com aulas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 20h30, até 18 de novembro.

O curso nasceu de uma pesquisa de Agrinez sobre a Orixá Oxum e seu imaginário, realizada em 2008 no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Na pesquisa, a matriz ancestral mãe, aliada ao movimento das águas, conduz as ações corporais. Essa pesquisa foi ampliada para outros Orixás, dessa vez em conjunto com o grupo ‘O Poste’ na pesquisa ‘O Corpo Ancestral Dentro da Cena Contemporânea’, em equivalência ao método de trabalho que o grupo já desenvolvia, criando possibilidades de interpretação cênica”, informou o release de divulgação do evento.

A proposta da qualificação é fazer um resgate de um texto corporal muitas vezes “escondido” ou até mesmo desconhecido. “Com as práticas, fui sentindo necessidade de encontrar outros pontos mais ligados ao imaginário dos Orixás e, na necessidade de ampliar os estudos e formar um imaginário ancestral que mais se aproximasse dos participantes, fui pesquisar outros Orixás como Oxumaré que pertence a nação Jêjê, além de entidades da mata e algumas entidades de rua, chegando às pombas-giras”, explicou Agrinez.

Na programação do curso, serão realizadas oito aulas on-line, duas presenciais em área aberta e em contato com a natureza, além de dois encontros para ensaio e apresentação de performance. Atores, bailarinos, contadores de histórias, estudiosos, pesquisadores da matriz africana ou interessados em se aprofundar em um teatro ritualístico podem participar da capacitação.

Segundo Agrinez, o curso contará com atividades teóricas e práticas. “Percebendo que a necessidade do resgate da matriz ancestral para a escrita desse texto do corpo vai além da dramaturgia, resolvi incluir neste módulo um aprofundamento das práticas que se dará a partir do Owo Ti Ara Agbara (palavras em yorubá que significa texto do Corpo Ancestral), onde a imersão será através das influências míticas dos Orixás e seu paralelo com o mundo contemporâneo e que nesse momento se encontra doente. Uma pesquisa extensa, mas que possibilita ativação de consciência da tríade, mente, espiritualidade e corpo. As aulas terão uma abordagem prática, com inserções teóricas. Estão sendo ofertadas 10 vagas”, destacou.

Com consultoria da professora doutora Doutora Danielle Perin Rocha Pita, o curso conta com diversos locais de pesquisa: Terreiro de Mãe Amara, Ilê Obá Aganjú Okoloyá , orientados por Maria Helena Sampaio e Helayne Sampaio; Terreiro Cabocla Genoveva, orientado por Pai Caê; Terreiro Abassá de Oxum , orientado por de Mãe Danda.

O investimento custa R$ 80, que podem ser pagos por meio de transferência bancária, cartão de crédito, débito ou boleto. Outros detalhes informativos podem ser obtidos pelo e-mail agrinez@gmail.com ou pelo telefone (081) 99505-4201.

COMENTÁRIOS dos leitores