Gabriel Diniz: tempo e erro dos pilotos ocasionou acidente

É o que aponta a conclusão do relatório da Força Aérea Brasileira (FAB)

por Waleska Andrade sex, 30/10/2020 - 12:00
Reprodução/Instagram Reprodução/Instagram

A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu as investigações sobre o acidente que tirou a vida do cantor Gabriel Diniz, aos 28 anos, em maio de 2019 em Sergipe. O relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi divulgado na quinta-feira (29), segundo o portal G1. 

A conclusão é de que, além das condições meteorológicas, a indisciplina dos pilotos ocasionaram a queda do avião que transportava o artista. Segundo a FAB, não houve uma avaliação adequada por parte dos pilotos sobre os parâmetros para operação da aeronave, decidindo de forma equivocada levar o voo adiante apesar do tempo desfavorável.  

De acordo com o relatório, a aeronave não possuía radar meteorológico e estava sem a certificação para voar sob Regras de Voo por Instrumentos (IFR), que é autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar sem Condições de Voo Visual (VMC).

A aeronave Piper Cherokee PT-KLO, fabricada em 1974, estava sob o comando dos pilotos Linaldo Xavier e Abraão Farias, que também faleceram no acidente. Mas, de acordo com o relatório, apenas Linaldo estava comandando a aeronave no momento do acidente e que tomou decisões erradas na operação.

COMENTÁRIOS dos leitores