Livro À Francesa ganha nova impressão pela Cepe

Terceiro lugar no Prêmio Jabuti de 2015, À Francesa: A Belle époque do comer e do beber no Recife, de Frederico Toscano, estava esgotado há três anos

qua, 07/07/2021 - 19:03
Reprodução À Francesa: A Belle époque do comer e do beber no Recife Reprodução

A Cepe Editora acaba de fazer nova impressão do livro À Francesa: A Belle époque do comer e do beber no Recife (2014), do escritor, gastrônomo e historiador pernambucano Frederico Toscano, terceiro lugar no Prêmio Jabuti 2015, na categoria Gastronomia. Esgotado há três anos, a obra ganha nova tiragem de 500 exemplares pela editora pública pernambucana.

Com 338 páginas, o livro vai ao início do século passado, período em que a França ditava os costumes em todo o mundo, inclusive no Recife. A capital pernambucana, sempre buscando refletir o que de mais moderno ditava o país europeu para a civilização ocidental, também foi influenciada pelos francesismos gastronômicos de então. Não somente na elaboração dos pratos, mas também na confecção dos cardápios e na criação de armazéns importadores de ingredientes e restaurantes.

A obra é resultado de pesquisa de mestrado pela UFPE em História social do Nordeste. “Decidi abordar a presença francesa na alimentação do Recife, e o recorte histórico escolhido foi de 1900 a 1930, período em que costumamos chamar de Belle époque, uma época de afrancesamento das capitais brasileiras, em que os governantes tentavam afrancesar suas cidades como locais belos, modernos, higiênicos”, recorda Frederico, que abordou essa modernidade pelo viés da alimentação. Para construir a narrativa, Frederico pesquisou jornais e revistas do começo do século XX, época em que surgiram os primeiros cafés e restaurantes da capital pernambucana. “Como existe uma demanda, acho importante ele estar de volta às livrarias”, acrescenta o escritor.

“A reimpressão de À Francesa devolve às prateleiras um livro importante para a história alimentar e cultural de Pernambuco, e também prepara o terreno para uma nova obra de Frederico Toscano, que aborda a influência das comidas e hábitos americanos com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial”, adianta o editor da Cepe, Diogo Guedes.

SOBRE O AUTOR

Bacharel em Gastronomia pela UFRPE, mestre em História pela UFPE e doutor em História Social pela USP, o recifense Frederico de Oliveira Toscano atua como professor de nível superior e técnico nas áreas de Gastronomia, Turismo, Hotelaria e História.

Voltado para os aspectos culturais dos estudos da alimentação, Frederico busca enriquecer os diálogos sobre o assunto dentro e fora da academia, com palestras e programas na TV e internet, e artigos para revistas e sites.

Serviço:

À Francesa: A Belle époque do comer e do beber no Recife

Preço: R$ 60

Da assessoria

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores