Dia Nacional da Língua Portuguesa é celebrado hoje (5)

Equipe do Leia Já visitou o Museu da Língua Portuguesa, reinaugurado em julho, que apresenta diversos e renovados registros sobre a história do idioma

por Alfredo Carvalho sex, 05/11/2021 - 17:50
Foto: Matheus Montes Interior de um dos ambientes do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo Foto: Matheus Montes

Nesta sexta-feira (5) é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa, data instituída pela Lei nº 11.310, em 2006, que homenageia o nascimento do escritor, jornalista, advogado e político Ruy Barbosa (1849-1923). Para celebrar o quinto idioma mais falado do planeta, a equipe do LeiaJá visitou o Museu da Língua Portuguesa (MLP), localizado em São Paulo (SP).

Fechado desde 2015 por conta de um incêndio, o Museu retomou as suas atividades durante o segundo semestre de 2021, de maneira totalmente renovada, mas com algumas restrições de público devido à pandemia do Covid-19, que inclui também o uso obrigatório de máscara durante a estadia.

O MLP está localizado no prédio Estação da Luz (1901), considerado patrimônio cultural nacional, estadual, municipal e suas atrações estão concentradas no segundo e terceiro andar do edifício.

Ao iniciar a tour pelo segundo andar, é possível encontrar a sessão "Línguas do Mundo", que apresenta o nome e sonoridade de 23 línguas das mais de sete mil presentes no mundo, entre elas, o grego, árabe, família indo-europeia, xavante e claro, o próprio português.

Na sessão "Laços de Família", é possível ver as origens da língua portuguesa. A "Rua da Língua", apresenta um corredor de 106 metros de comprimento, com as palavras mais populares do dia-a-dia.

Outro ponto de destaque são as telas sensíveis ao toque, que possibilitam a interação dos visitantes para juntar sílabas e formar diferentes palavras, ou pesquisar pelo significado de um determinado vocábulo.

Nas paredes do MLP é possível ver uma grande variedade de poemas e versos escritos por grandes nomes da literatura, como por exemplo “Memórias da Emília” (1936) do escritor Monteiro Lobato (1882-1948).

Durante a estadia da equipe do LeiaJá no MLP, foi apresentado o filme “O que pode a língua”, do documentarista brasileiro Carlos Nader. Na sequência, o público foi encaminhado para o Planetário das Palavras, que por meio de luzes projetadas no telhado do MLP, apresentou uma seleção de diversos textos literários e canções que fazem parte da história da Língua Portuguesa.

O MLP pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 16h30 e os visitantes podem permanecer no local até as 18h. Os ingressos podem ser obtidos por R$20 a inteira ou R$10 a meia entrada. A entrada é gratuita aos sábados e de acordo com o site oficial, crianças de até sete anos possuem acesso gratuito.    

COMENTÁRIOS dos leitores