Gilberto Gil é eleito para a Academia Brasileira de Letras

Músico obteve 21 votos para ocupar a cadeira de número 20 da ABL

por Paulo Uchôa qui, 11/11/2021 - 17:36
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Gilberto Gil é eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta quinta-feira (11), o cantor e compositor Gilberto Gil foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. O baiano recebeu 21 votos para ocupar a cadeira de número 20, que tem como patrono o médico e jornalista Joaquim Manuel de Macedo. Ele acompanhou a cerimônia de forma virtual, em sua casa, no Rio de Janeiro. Com isso, Gil vai substituir o jornalista Murilo Melo Filho, morto em maio de 2020.

Participaram da votação 34 acadêmicos, com interação presencial e também on-line. Quem disputou a vaga conquistada pelo músico foram o poeta Salgado Maranhão e o escritor Ricardo Daunt. Até o final do ano, serão escolhidos mais três pessoas para a Academia. Na semana passada, Fernanda Montenegro foi eleita para assumir a cadeira de número 17. Gil deve assumir o posto na ABL em março de 2022.

Dono de um talento arrebatador, Gilberto Gil encanta os brasileiros com sua arte há mais de 50 anos. No currículo, o cantor coleciona nove Grammys, sem contar nos encontros musicais que teve em diversos momentos da carreira. Entre 2003 e 2008, durante os dois mandatos do ex-presidente Lula, Gil exerceu o cargo de ministro da Cultura. 

COMENTÁRIOS dos leitores