Pesquisadora publica estudo sobre o universo do surdo

Carla Georgia Travassos Teixeira Pinto, professora de Letras e Pedagogia, mestra pelo programa de pós-graduação da UNAMA e doutoranda pela UFPA, baseou suas pesquisas em experiência pessoal

por Antônio Carlos qui, 03/02/2022 - 15:30
Facebook Obra relata a realidade da pessoa surda e aponta desafios Facebook

A pesquisadora Carla Georgia Travassos Teixeira Pinto, professora de Letras e Pedagogia, mestra pelo programa de pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da UNAMA - Universidade da Amazônia e doutoranda em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), publicou o livro "Desafios e Descobertas do Universo Surdo", pela editora Dialética. O trabalho é baseado nas experiências pessoais da autora, que é portadora de deificiência auditiva.

Carla Pinto procura passar seus conhecimentos e aprendizados para outras pessoas surdas. A obra pretende mostrar que não existe incapacidade no ser humano. “Busco fazer com que pessoas surdas sejam reconhecidas não por serem surdas”, destaca.

Segundo a professora, as pessoas surdas devem ter a oportunidade de se expressar e o livro busca colaborar para a formação do sujeito surdo sem medo. A autora já está com outro projeto em andamento, baseado em textos criados por seus alunos atuais que são portadores de surdez. “Nós, surdos, ouvimos muito mais que muitos ouvintes”, afirma Carla.

O livro foi lançado no final de dezembro de 2021 e está disponível no site (link aqui), nas Lojas Americanas e na Amazon, em forma de e-book.

Por Alessandra Nascimento.

COMENTÁRIOS dos leitores