Bom Dia São Paulo completa 45 anos

Telejornal foi o primeiro jornal informativo matutino da TV Globo, transmitido pela primeira vez em 1977, de segunda a sexta

por ter, 19/04/2022 - 00:22
Reprodução / YouTube - sp play Reprodução / YouTube - sp play

Nesta segunda-feira (18), o “Bom Dia São Paulo” completa 45 anos de estreia na televisão. Foi considerado o primeiro jornal informativo matutino da Globo, transmitido pela primeira vez em 1977, de segunda a sexta, à época às 7h. Garantia um jornalismo ativo com noticiário local, entradas ao vivo a partir de diferentes pontos da cidade e entrevistas com dinâmicas descontraídas para formar um público cativo na faixa de horário, o que até então, era considerado difícil no telejornalismo brasileiro.  

A equipe do jornal era formada por Laerte Mangini, chefe de reportagem; a editora Neusa Rocha e os apresentadores Celene Araújo, Sérgio Roberto, Mário Lima e depois, Dárcio Arruda. O jornal tinha um caráter de experiência e formação de repórteres, que entravam ao vivo e conversavam com os apresentadores e comentaristas. Além de dar ênfase aos problemas da comunidade, informava sobre o trânsito e movimento dos aeroportos. 

No início, a equipe produziu longas reportagens e entrevistas. Algumas eram feitas no estúdio, outras durante a rotina matinal do entrevistado. Helena de Grammont era a repórter responsável por essas pautas, em sua maioria, pré-gravadas. O repórter Luís Fernando Silva Pinto também participou do quadro. Anos depois, algumas entrevistas marcaram o telejornalismo nacional, como a presença de atores, jogadores e presidentes da época. 

O “Bom Dia São Paulo” esteve entre os primeiros telejornais da Globo a promover campanhas semanais sobre questões de interesse da comunidade, manter uma agenda dos acontecimentos em Brasília, contar com correspondentes no exterior para abrir espaço de leitura de manchetes internacionais e um dos primeiros a ter apresentação de um jornalista atuando como âncora segundo o modelo norte-americano. 

Em 1983, o BDSP era dividido em quatro blocos com 30 minutos de duração no total. Já em 1987, ano em que as reportagens eram especiais por causa do décimo aniversário do telejornal, José Maria Santana e Carlos Tramontina eram os editores e Tramontina era o âncora. Ao completar 10 anos, o telejornal envolvia 40 pessoas em sua produção. 

Ao longo de duas décadas, outros jornalistas passaram pelo noticiário como Tonico Ferreira, Carlos Nascimento, Chico Pinheiro, Eleonora Paschoal, Fausto Silva, Mariana Godoy, Marília Gabriela, Tonico Duarte, entre outros. Em março de 1998 e outubro de 1999, Carlos Nascimento voltou a apresentar o BDSP. Em 2001, Mariana Godoy assumiu a bancada e ficou até 2010. Em 2005, o telejornal era transmitido para 645 municípios de São Paulo. 

O ex-correspondente da Globo em Nova Iorque, Rodrigo Bocardi, estreou em maio de 2013. O jornalista assumia o lugar de Carla Vilhena, que comandava o jornal desde abril de 2010. 

Por Camily Maciel

COMENTÁRIOS dos leitores