MPB de Gal, Chico César e Geraldo Azevedo encanta o FIG

Artistas agitaram o público do Palco Mestre Dominguinhos com repertórios surpreendentes

por Paulo Uchôa seg, 25/07/2022 - 07:09

Nesse domingo (24), no Palco Mestre Dominguinhos, o segundo final de semana do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) recebeu shows de grandes nomes da música popular brasileira. Depois que Rogério e os Cabra e Isabela Moraes entregaram performances fervorosas, foi chegada a vez de Gal Costa dar continuidade aos trabalhos da noite.

Por volta das 22h20, no horário previsto da programação do evento, Gal passou a ostentar um portal que levou o público para um lugar de memórias inabaláveis. O amor e a revolução estiveram de mãos dadas com a baiana enquanto apresentava um repertório mágico.

Assim que cantou 'Divino Maravilhoso', primeiro sucesso da carreira, lançado na década de 1960, a artista interpretou os clássicos que continuam sendo admirados por gerações. As músicas 'Dom de Iludir', 'Desafinado', 'Estrada do Sol', 'Palavras no Corpo', 'Nada Mais', 'Nua Ideia', 'Baby', 'Açaí', 'Lua de Mel' e 'Sorte' foram escolhas certas que ela presenteou para os fãs.

Pouco antes de acabar o show com 'Brasil', Gal Costa falou sobre a conscientização do voto para a eleição deste ano. "Todo mundo votando direitinho, hein, gente?", disse. Ovacionada aos gritos em apoio ao ex-presidente Lula, ela voltou para um bis. Soltando a voz com a plateia em Um Dia de Domingo, dueto eternizado com Tim Maia, e fazendo o 'L' de Lula, Gal disparou: "Vamos sonhar com um Brasil melhor".

Assim que ela saiu do palco, a preparação para a entrada de Chico César e Geraldo Azevedo acelerou a ansiedade de quem esteve no FIG para conferir a parceria dos músicos no projeto 'Violivoz'.

Convocados para encerrar a noite de espetáculos, Chico e Geraldo apresentaram uma série de hits nos quais ninguém ficou calado, em um coral uníssono de sentimentalidades e nostalgia. Quando terminaram de cantar 'Caicó (Cantigas)', os artistas misturaram trabalhos que marcaram suas trajetórias.

Canções como 'Táxi Lunar', 'Mama África', 'Deus Me Proteja', 'Dia Branco', 'Pensar em Você', 'À Primeira Vista', 'Chorando e Cantando', 'Palavra Mágica', 'Bicho de 7 Cabeças', 'Pedra de Responsa', 'Cadê Meu Carnaval', entre outras pérolas, carimbaram com maestria o talento de Chico César e Geraldo Azevedo. A 30ª do Festival de Inverno de Garanhuns segue até o próximo domingo (31), com muita diversidade artística cultural.

COMENTÁRIOS dos leitores