Relembre radionovelas que marcaram época

O gênero ficção foi um sucesso de audiência durante a Era de Ouro (décadas de 1940-1950), especialmente na Rádio Nacional

por Maria Eduarda Veloso qui, 08/09/2022 - 17:18
Pixabay/Lubos Houska Pixabay/Lubos Houska

Na semana em que se comemora o centenário da primeira transmissão de rádio no Brasil, é impossível relembrar a história desta mídia sem abordar o estilo de programa que arrebatava audiências na primeira metade do século XX: a radionovela. 

Elas tomaram conta da programação das rádios - então a mídia mais popular do país - a partir da década de 1940, quase sempre inspiradas em folhetins latino-americanos. O gênero foi responsável pela fama de diversos artistas da época, e mesmo grandes nomes que depois brilhariam na teledramaturgia brasileira e serviu de base para a telenovela. Conheça três das principais radionovelas da Rádio Nacional:

Em Busca da Felicidade (1941) - Narrada por Aurélio Andrade e dirigida por Vitor Costa, a primeira radionovela brasileira contava a história do casal Alfredo e Anita Medina. Eles criavam a filha de uma relação extraconjugal de Alfredo, que teve um caso com a empregada e assim nasceu Alice Medina. A jovem Alice trabalhava como doméstica também, e acabou se apaixonando pelo filho de seu chefe, um amor quase impossível, devido às diferenças entre os dois. O elenco era composto por Rodolfo Mayer, Zezé Fonseca, Isis de Oliveira, Floriano Faissal, Yara Sales, Amaral Gurgel e Luiz Tito.

O direito de nascer (1951) - Escrita pelo cubano Félix Caignet e traduzida por Eurico Silva. Em “O direito de nascer”, Maria Helena do Juncal acaba se apaixonando e fica grávida de um homem casado. Seu pai, o oligarca Dom Rafael, não quer saber do neto. Então, para salvar a vida da criança, Maria Helena entrega a bebê para a empregada da família, Dolores, que criou o menino. Anos mais tarde, ele se tornou médico, o Dr. Alberto Limonta e, sem saber de sua verdadeira história, acaba atendendo o avô biológico e se apaixona por uma prima.

Na época, a radionovela atingiu cerca de 73% da audiência. Narrada por Nélio Pinheiro e Mário Lago, o elenco contava com Paulo Gracindo, Yara Salles, Isis de Oliveira, Paulo César e Saint-Clair Lopes (depois substituído por Castro Viana).

Jerônimo, o Herói do Sertão (1952) - Inspirada nas obras de faroeste norte-americano e escrita por Moysés Weltman, "Jerônimo, o Herói do Sertão” ficou no ar por 14 anos. Protagonizada por Milton Rangel, a radionovela narrava as aventuras de Jerônimo, um rapaz cujo pai foi assassinado devido a um conflito por terras. A mãe dele foi apelidada de “Maria-Homem”, após assumir a luta do falecido marido, lhe ensinou valiosas lições acerca do bem e do mal.

Assim, Jerônimo varava o sertão com seu cavalo Príncipe, acompanhado de sua noiva, Aninha e o amigo Moleque-Saci. Posteriormente, a história ganhou uma versão em quadrinhos, um filme e uma série. O elenco era composto por Tina Vita, Cauê Filho e Dulce Martins.

Palavras-chave: Radionovelas, Brasil, Centenário, Rádio, 100 anos de Rádio no Brasil

Relembre radionovelas que marcaram época

O gênero ficção foi um sucesso durante a Era de Ouro especialmente na Rádio Nacional 

Na semana em que se comemora o centenário da primeira transmissão de rádio no Brasil, é impossível relembrar a história desta mídia sem abordar o estilo de programa que arrebatava audiência na primeira metade do século XX: a radionovela. 

Elas tomaram conta da programação a partir da década de 1940, quase sempre inspiradas em folhetins latino-americanos. O gênero foi responsável pela fama de diversos artistas, Moysés Weltman e Isis de Oliveira. Veja três das principais radionovelas da Rádio Nacional:

Em Busca da Felicidade (1941)

Narrada por Aurélio Andrade e dirigida por Vitor Costa, a primeira radionovela brasileira contava a história do casal Alfredo e Anita Medina. Eles criavam a filha de uma relação extraconjugal de Alfredo, que teve um caso com a empregada e assim nasceu Alice Medina. A jovem Alice trabalhava como doméstica também, e acabou se apaixonando pelo filho de seu chefe, um amor quase impossível devido às diferenças entre os dois.

O elenco era composto por Rodolfo Mayer, Zezé Fonseca, Isis de Oliveira, Floriano Faissal, Yara Sales, Amaral Gurgel e Luiz Tito.

O direito de nascer (1951)

Escrita pelo cubano Félix Caignet e traduzida por Eurico Silva. Em “O direito de nascer”, Maria Helena do Juncal acaba se apaixonando e fica grávida de um homem casado. Seu pai, o oligarca Dom Rafael não quer saber do neto. Então, para salvar a vida da criança, Maria Helena entrega a bebê para a empregada da família, Dolores, que criou o menino. Anos mais tarde, ele se tornou médico, o Dr. Alberto Limonta; e sem saber de sua verdadeira história, acaba atendendo o avô biológico e se apaixona por sua prima.

Na época, a radionovela atingiu cerca de 73% da audiência. Narrada por Nélio Pinheiro e Mário Lago, o elenco contava com Paulo Gracindo, Yara Salles, Isis de Oliveira, Paulo César e Saint-Clair Lopes (depois substituído por Castro Viana).

Jerônimo, o Herói do Sertão (1952)

Inspirada nas obras de faroeste norte-americano e escrita por Moysés Weltman, "Jerônimo, o Herói do Sertão” ficou no ar por 14 anos. Protagonizada por Milton Rangel, a radionovela narrava as aventuras de Jerônimo, um rapaz cujo pai foi assassinado devido a um conflito por terras. A mãe dele foi apelidada de “Maria-Homem” após assumir a luta do falecido marido, lhe ensinou valiosas lições acerca do bem e do mal.

Assim, Jerônimo varava o sertão com seu cavalo Príncipe, acompanhado de sua noiva, Aninha e o amigo Moleque-Saci. Posteriormente, a história ganhou uma versão em quadrinhos, um filme e uma série

O elenco era composto por Tina Vita, Cauê Filho e Dulce Martins.

COMENTÁRIOS dos leitores