Conheça o padre inventor brasileiro do rádio

O padre gaúcho Roberto Landell de Moura (1861-1928) fez experimentos com transmissão de voz antes mesmo do inventor oficial do rádio, Guglielmo Marconi, que patenteou a invenção

por Maria Eduarda Veloso ter, 13/09/2022 - 18:36
Foto/Domínio Público Foto/Domínio Público

No mês em que se comemora o centenário do rádio no país, você sabia que um brasileiro foi o pioneiro das transmissões radiofônicas no mundo? Saiba mais sobre a história do Padre Landell de Moura (1861-1928):

Nascido em Porto Alegre, seu irmão o convenceu a ir para Roma, onde Landell se tornou padre e estudou Física. Ele é conhecido por sua contribuição nas telecomunicações, embora não tenha conseguido patentear seus protótipos antes dos europeus.

Em 1896, o italiano Guglielmo Marconi patentou um sistema de comunicação sem fio, que funcionava em Código Morse, mas que só passou a transmitir ondas de voz na década de 1920.

Já o cientista e líder religioso, Padre Landell de Moura realizou a primeira demonstração pública da transmissão de voz via ondas de rádio no dia 16 de julho de 1899, no Colégio Santana, na zona norte de São Paulo. No ano seguinte, ele repetiu a experiência ligando o Alto de Santana à Avenida Paulista, cerca de oito quilômetros. 

Porém, Moura só conseguiu patentear sua invenção em 1901 e assim o título do inventor oficial foi atribuído a Marconi, que inclusive ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1909.

COMENTÁRIOS dos leitores