MPF pede prisão de Sikêra Jr. por falas racistas

Ministério Público Federal na Paraíba entrou com uma ação penal contra o apresentador

por Paulo Uchôa qui, 02/02/2023 - 17:14 Atualizado em: qui, 02/02/2023 - 17:24
Reprodução/Instagram/@sikerajr Sikêra Jr. Reprodução/Instagram/@sikerajr

O Ministério Público Federal na Paraíba entrou com uma ação penal contra o apresentador de TV Sikêra Jr. De acordo com a denúncia, o comunicador fez declarações racistas contra uma mulher negra que havia sido detida. O episódio aconteceu durante o programa Cidade em Ação, em junho de 2018, transmitido pelo canal TV Arapuã. Por conta das falas racistas e misógenas, o MPF pede a prisão do pernambucano e também o pagamento de uma multa.

Na época, Sikêra disparou: "Isso [a mulher] deve cheirar [cocaína] que é uma beleza. [Deveria] Botar ela para cheirar na cadeia era água sanitária, com um rodo bom para ela lavar as salas, aprender a lavar e ser dona de casa. E outra, ela não pinta as unhas".

O documento do Ministério Público ressaltou que a "conduta de Sikêra Jr. extrapola os limites da liberdade de expressão, pois incita, inflama e propaga dolosamente discurso de ódio com atos de discriminação por gênero, preconceito, exclusão e estigmatização da coletividade feminina, violentando acima de tudo a dignidade da pessoa humana".

Após o assunto ganhar repercussão, nesta quinta-feira (2), Sikêra usou a sua conta do Instagram para compartilhar reportagens sobre o caso. O comunicador replicou matérias no feed e também nos stories da plataforma.

Histórico de discurso de ódio

Não será a primeira vez que o apresentador da Rede TV terá problemas com a Justiça. Sikêra Jr. já foi condenado a indenizar Xuxa Meneghel e também tem longa ficha de discursos homofóbicos. Com as atitudes, perdeu patrocinadores, foi denunciado pelo Ministério Público e chegou a ter sua conta do Instagram bloqueada. Na CPI da Covid, foi revelado que o apresentador recebeu R$ 150 mil do Governo Bolsonaro, a quem defendia com unhas e dentes.

COMENTÁRIOS dos leitores