Leitura na infância ajuda no aprendizado e na socialização

No Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, profissionais da educação e escritor destacam a importância do universo literário para despertar criatividade e desenvolver habilidades cognitivas

ter, 18/04/2023 - 18:31
Arquivo pessoal O professor e escritor Joécio Lima é autor de vários livros infantis Arquivo pessoal

A data de 18 de abril marca uma celebração especial no calendário da educação. É o Dia Nacional do Livro Infantil, instituído pela Lei n.º 10.402, de 8 de janeiro de 2002, em referência ao nascimento do primeiro escritor brasileiro a produzir conteúdo para o público infantil, Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882 e autor da série de livros do "Sítio do pica-pau amarelo".

Elaine Oliveira, mestra em Estudos Literários, professora de Literatura Infantil e de Teoria Literária da UNAMA - Universidade da Amazônia, destaca a importância do acesso à leitura desde a infância e ressalta a responsabilidade dos pais na formação literária de seus filhos.

Professora Elaine Oliveira destaca o papel dos pais e responsáveis na formação de leitores infantis (Arquivo pessoal)

Segundo Elaine Oliveira, é através do simples ato de brincar, no cotidiano de cada criança, que mora a oportunidade de um novo aprendizado. Para a professora, esse aprendizado vai além do universo literário e pode também alcançar as relações sociais e o desenvolvimento das habilidades cognitivas individuais.

"Através do brincar e a partir do sentimento que aflora em cada brincadeira, a criança faz a leitura do mundo e aprende a lidar com ele, recria, repensa, imita, desenvolvendo, além de aspectos físicos e motores, aspectos cognitivos, bem como valores sociais, morais, tornando-se cooperativa, sociável e capaz de escolher seu papel na sociedade", assinala Elaine.

A professora afirma que é dever dos responsáveis introduzir a criança no universo literário. "A criança que tem acesso à literatura desde a mais tenra idade é estimulada a perceber e a lidar com os sentimentos e emoções. Desenvolve a linguagem oral, estimula a criatividade, a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio", observa. Segundo Elaine, a leitura favorece a aquisição da prática da escuta e do tempo do ouvir e ler histórias e auxilia no desenvolvimento da empatia.

A pedagoga Ana Paula Cruz reforça a necessidade de apresentar a leitura para as crianças. "O incentivo à leitura desde a primeira infância é importante para a formação de novos leitores. Quem não tem o hábito da leitura não consegue expressar-se através da escrita ou até mesmo oralmente", afirma.

Pedagoga Ana Paula Cunha: contato com a leitura na infância facilita a interação (Arquivo pessoal)

Ana Paula defende que as escolas incentivem a prática da leitura. "Acredito que neste primeiro contato com a leitura devemos apresentar textos, livros de acordo com cada faixa etária, para que haja interesse, interação com a leitura", diz.

Para a pedagoga, é importante as escolas terem planejamento voltado ao incentivo à leitura. "Fazer projetos de leitura, como a Mala Viajante, em que toda sexta-feira uma criança leva um livro para ser lido no final de semana com a família e na segunda-feira algum representante faz a leitura para a turma do seu filho em sala de aula. Já tivemos esse projeto na escola. Este ano por enquanto ainda não foi implementado. Com certeza, visitarei com mais frequência a biblioteca", destaca. 

Escritor de livros infantis, Joécio "Jojoca" Lima diz que sempre teve sua atenção despertada para saber como as crianças veem o mundo ou poderiam ver. Por isso, começou a contar histórias. "Além de produzir algo de qualidade para um público bem difícil de agradar."

Professor de Educação Infantil e Fundamental 1, Joécio Lima tem vários livros publicados: "A menina colorida de papel crepom", "A menina colorida de papel crepom lá na lua", "A menina colorida de papel crepom e a cidade monocromática", "O dia em que encontrei o sorriso da vovó" e "A escola assombrada de Belém"Segundo o escritor, a melhor estratégia para atrair o público infantil para a literarura é estudar interesses e ler muito o que os autores estão fazendo. Também é fundamental, assevera, "conversar com as crianças sobre o que eles acham da minha produção". 

Joécio destaca a importância da escolha das leituras. "É extremamente importante, pois dependendo da escolha do livro se pode ajudar ou criar um prejuízo irreparável. Tem responsáveis que acham que a aquisição de livros não é investimento na educação do filho. Apesar do trabalho ser difícil, não irei desistir", garante.

Da Redação do LeiaJá Pará (com produção de David Nogueira e Ana Beatriz Coelho).

 

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