SP: ‘Japão em Miniaturas’ fica em cartaz até outubro

Exibições do artista Tatsuya Tanaka já foram vistas por mais de dois milhões de pessoas, no Japão e no mundo

por Maria Eduarda Veloso ter, 20/06/2023 - 17:15
Divulgação/Japan House Divulgação/Japan House

Até o dia 8 de outubro, a Japan House em São Paulo recebe a exposição gratuita “Japão em Miniaturas”, do fotógrafo Tatsuya Tanaka. A mostra retrata as estações do ano e seus eventos, tradições japonesas, vida cotidiana e cenas do Japão moderno.

São cerca de 37 obras, criadas a partir de elementos como conchas, alimentos, maquiagem, canudos, pregadores, leques, entre outros objetos. O público verá cerdas de escovas que se tornam plantações arroz; embalagens da soja fermentada japonês nattō, que remetem à arquitetura de um importante castelo japonês; sushis enfileirados em esteiras que se transformam em carros e trens; e até canudos verdes que podem ser uma plantação de bambus, de acordo com a mudança de perspectiva e escala.

Os visitantes poderão ver algumas obras através de lupas, em pé ou sentados, observando todos os ângulos. O agendamento online pode ser feito no link: https://agendamento.japanhousesp.com.br/agendamento.

Além disso, há uma maquete inédita, elaborada com arroz e feijão especialmente para a exibição no Brasil: "Ao ouvir sobre a feijoada, prato que se come com arroz, assim como o karê, comecei a pensar na possibilidade de expressar a areia branca e o mar utilizando esse prato típico. Também soube que no Rio de Janeiro, à beira da praia, há calçadas com padrões de ondas feitas de pedras pretas e brancas. É isso que imagino quando penso no Brasil. O feijão preto e o arroz são alimentos familiares aos japoneses também, e penso que, apesar de estarem de lados opostos do mundo, Brasil e Japão possuem culturas com aspectos semelhantes”, diz o fotógrafo Tatsuya Tanaka.

O conceito mitate

Conhecido pelo projeto nas redes sociais “Miniature Calendar” (em português, calendário miniatura), Tatsuya Tanaka ilustra o conceito mitate em todo seu trabalho, onde a arte em miniatura é fotografada com temática de bonecos de diorama e objetos cotidianos.

Acredita-se que o mitate esteja enraizado na cultura japonesa para compensar com a imaginação coisas faltantes ou vazias. Esse senso estético também está presente na literatura, cerimônia do chá, jardinagem, entretenimentos do período Edo (Kabuki e Rakugo) e gastronomia.

“Nesses pequenos universos criados por ele, o que chama a atenção é sua percepção quase fantástica, que lembra a mais pura imaginação infantil sobre os objetos, renovando e reformulando seus significados a todo instante”, explica a curadora da exposição e diretora cultural da Japan House, Natasha Barzaghi Geenen.

Tanaka mostra o elemento que o fez iniciar a produção de miniaturas em suas fotografias: o brócolis - criando uma pequena floresta. “O brócolis é o material que me inspirou a olhar os objetos e a pensar em outras possibilidades com eles. Quando digo que se parecem árvores, pessoas em todo o mundo podem se relacionar com essa ideia”, comenta.

Quem é Tatsuya Tanaka?

Nascido em 1981, na cidade de Kumamoto, no Japão, o fotógrafo Tatsuya Tanaka se formou na Escola de Educação da Universidade de Kagoshima. Desde 2011, realiza o projeto “Miniature Calendar”, no qual ele reimagina objetos do dia-a-dia em miniatura na internet. 

Com obras inusitadas que unem elementos de surpresa e humor, o artista possui mais de 3,7 milhões de seguidores no Instagram. Em 2020, Tanaka participou da Expo Dubai como criador do pavilhão japonês. Também  é autor dos livros ‘MINIATURE LIFE’, ‘Small Wonders’, ‘MINIATURE TRIP IN JAPAN’, ‘Assemble and Resemble ‘KuMitate’’ e ‘SUSHI came to buy clothes’.

Serviço - Exposição “Japão em Miniaturas”

Data: Até 8 de outubro de 2023

Horário: Terça á sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, 9h às 19h; domingos e feriados, 9h às 18h.

Local: Japan House São Paulo

Endereço: Avenida Paulista, número 52 – Bela Vista, São Paulo/SP

Agendamento online: https://agendamento.japanhousesp.com.br/agendamento

Acessibilidade: Audiodescrição e libras

Entrada gratuita

COMENTÁRIOS dos leitores