Pinacoteca de São Paulo recebe exposição de Marta Minujín

Mostra reúne trabalhos icônicos da artista argentina

Leia Já / Maria Eduarda Velosopor Maria Eduarda Veloso seg, 24/07/2023 - 17:34
Instagram @pinacotecasp Instagram @pinacotecasp

No próximo sábado (29), acontece a estreia da exposição “Marta Minujín: Ao Vivo”, na Pinacoteca Luz, em São Paulo (SP). A mostra reúne mais de 100 obras da artista argentina Marta Minujín e ficará em cartaz até o ano que vem.

A exibição começa pelo conjunto de colchões, que inaugura o statement criativo de Minujín nos anos 1960. O trabalho é o resultado do interesse da artista em tentar aproximar a arte das dinâmicas da vida, se apropriando de materiais industriais. O público pode conferir a galeria de tramas e colhões multicoloridos, além de visitar a Galeria Blanda [Galeria Mole] – instalação de 1973, feita com 200 colchões, recriada para a mostra da Pinacoteca. Formando um “cubo branco”, a  antigaleria convida as pessoas a descansar ou brincar. 

Na terceira sala, há a instalação histórica “El Batacazo”, também recriada especialmente para a Pinacoteca, 58 anos depois da apresentação no Instituto Di Tella de Buenos Aires, em 1965. Na época, quatro tipos de ícones midiáticos conduziam o visitante pela instalação, que passava por jogadores de rúgbi, subia escadas para encontrar playboys e cosmonautas, e descia um escorregador para cair no rosto da atriz italiana Virna Lisi. Na Pinacoteca, os jogadores são agora futebolistas do Brasil e da Argentina. 

“A exposição celebra a potência com que toda essa trajetória não só espelha mas também intensifica  as formas de vida. ‘Ao vivo’ é uma expressão que sinaliza vivacidade, presença de corpo, e de maneira  ainda mais direta, denota um recurso de comunicação urgente no vocabulário da mídia de massa,  plataforma discursiva e tecnológica que sempre atraiu a artista. Seja nas transmissões de rádio e TV na década de 1960 ou em seu canal de Instagram hoje, Marta cria arte como um pretexto para ela própria e para todas as pessoas poderem expressar-se com energia e liberdade”, explica a curadora Ana Maria Maia.

Já, a quarta sala expositiva concentra a pesquisa sobre o fenômeno social da comunicação e seu potencial disseminador. No contexto político de 1970, a  proliferação de ditaduras militares pela América Latina levou a práticas artísticas voltadas para a conscientização de uma realidade sociopolítica e para um projeto de integração entre os países da região. O trabalho mais emblemático da artista nesse sentido foi “Comunicando con tierra” (1976), remontado para esta exposição. 

A quinta sala é voltada para trabalhos que usam frutas e vegetais nativos para representar recursos definidores de uma identidade nacional. A sexta sala é ocupada pela obra “El obelisco acostado”. O final é marcado pela videoinstalação “Implosión!” (2021).

Ingressos

O preço vai de R$15 a 30 reais. Com entrada gratuita aos sábados. O ingresso dá acesso aos três edifícios – válido somente para o dia marcado. Confira no link.

Quem é Marta Minujín? 

Nascida em Buenos Aires, em 1943, Marta Minujín alcançou grande consagração na Argentina e internacionalmente. Ao longo da carreira, ela tornou-se embaixadora do movimento pop na Argentina. Embora tenha se identificado com o rótulo, sua produção possui um caráter multidisciplinar, combinando aspectos da arte pop com o happening e a arte conceitual.

Serviço - Marta Minujín: Ao Vivo

Data: 29 de julho de 2023 até 28 de janeiro 2024

Horário: Quarta a segunda, das 10h às 18h (Entrada até 17h). Quinta-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 20h)

Local: Pinacoteca de São Paulo

Endereço: Praça da Luz, número 2 - Luz, São Paulo/SP

Ingressos online

COMENTÁRIOS dos leitores