Como harmonizar cerveja em menus para o Dia dos Pais?

Mestre cervejeiro da Ambev, Lucas Mota, dá sugestões valiosas

por Paulo Uchôa qui, 10/08/2023 - 15:35
Divulgação Mestre cervejeiro da Ambev montou dicas de como harmonizar cerveja nos menus preparados em casa Divulgação

Todo ano, muitas pessoas decidem celebrar o Dia dos Pais fora de casa. Com o intuito de ver a felicidade estampada no rosto do paizão, os filhos encaram um bom tempo nas filas dos restaurantes para festejar a data. Para que a celebração receba um novo rumo, o mestre cervejeiro da Ambev montou dicas de como harmonizar cerveja nos menus preparados em casa.

De acordo com Lucas Mota, "uma harmonização bem feita pode despertar incríveis sensações". Lucas fez questão de ressaltar que a ideia de quem vai se aventurar na cozinha é fazer uma boa escolha.

"Características como acidez, doçura, amargor e teor alcoólico devem ser levados em consideração no momento da escolha da bebida", explicou Lucas. Na elaboração do almoço ou janta, para este domingo (13), é essencial que a bebida e os alimentos não roubem o sabor do outro.

Confira as sugestões:

Churrasco - Que churrasco e cerveja andam de mãos dadas todos já sabem. As tradicionais cervejas lagers como Skol e Brahma são opções mais leves e por isso podem ser bebidas ao longo de todo churrasco. Para quem quer ousar um pouco mais, pode experimentar carne vermelha com cervejas mais complexas, como a Patagonia Amber Lager, cerveja de cor avermelhada que traz notas de caramelo, ou até mesmo a Colorado Indica, do estilo India Pale Ale (IPA) com adição de rapadura, que traz um teor alcoólico e amargor em maiores níveis.

Feijoada - A tradicional feijoada, típico prato brasileiro, harmoniza com a Colorado Ribeirão Lager, que tem adição de Laranja, leve e refrescante com um toque cítrico que vai harmonizar perfeitamente com o prato. Uma boa pedida também é a Hoegaarden, cerveja de trigo, do estilo Witbier, que contém adição de semente de coentro e casca de laranja. O sabor condimentado e aroma cítrico combinam com o prato.

Massas - Para harmonizar cervejas com massas é necessário levar o molho em consideração. O clássico molho bolonhesa pode ser servido com cervejas de personalidade, como a Goose Island Midway, ou opções mais refrescantes, como a Budweiser. As massas com molho branco com Leffe Blonde. Já os molhos pesto, que levam ervas na composição, servem bem com a Wals Trippel, cerveja complexa que é engarrafada com rolha.

Moquecas - Comidas com sabores mais marcantes combinam com cervejas que têm mais personalidade, neste caso a indicação é para cervejas do estilo IPA (Indian Pale Ale) como Colorado Indica, Patagônia IPA ou Wals Session Citra. Porém, nesses casos, é bom ter cuidado, uma vez que bebidas amargas potencializam o ardor da pimenta. Caso o paladar do seu pai seja mais tradicional, outras opções são a Patagonia Bohemian Pilsener ou a Becks.

Comida Japonesa - Os pais que preferem a culinária japonesa podem optar por diversos tipos de cervejas. O mestre cervejeiro indica os rótulos com sabores mais suaves para não ofuscar os pratos. Podem ser usadas cervejas refrescantes como Budweiser, Original ou mesmo cervejas que valorizem a nobreza dos lúpulos, como a Stella Artois. A Hoegaarden também é uma excelente opção.

COMENTÁRIOS dos leitores