Cafu pode ser garoto propaganda do Recife na Copa

por Luiz Mendes sex, 03/02/2012 - 13:15
Divulgação Empresa que gerencia imagem do ex-jogador e representantes do PCR se reuniram nesta sexta-feira Divulgação

O capitão do penta, o lateral direito Cafu, estiveram reunido com o secretário de turismo do Recife, André Campos e o secratário especial para Copa , Amir Schwartz. Em pauta, a utilização da imagem do ex-jogador para ser embaixador e garoto propaganda da cidade durante a Copa do Mundo.  Representantes da empresa que gerencia a imagem do ex-atletas também estavam presentes na reunião.

A iniciativa partiu da FootWise, uma empresa britânica/brasileira que vem gerindo a parte de marketing da carreira do jogador que mais vezes vestiu a camisa da Seleção Brasileira – foram 142 jogos, cinco gol, quatro Copas do Mundo e dois títulos. Porém, a ideia não é apenas utilizar a figura de Cafu e, sim, divulgar e expor a diversos aspectos socioculturais de Recife/Pernambuco.

A FootWise é parceira a AEG, empresa responsável pela gerência de diversas arenas, marcas, desportistas e eventos de entretenimentos no mundo. E, coincidência ou não, a AEG, líder mundial no ramo, foi contratada pelo Consórcio Arena Pernambuco para cuidar a gestão e operação da arena em São Lourenço da Mata.

O plano apresentado é para que as ações comecem em junho deste ano. Basicamente, o intuito é transformar Recife é uma cidade mundialmente conhecida. Para isso, essa sociedade é tida como fundamental. Serão criadas exposições itinerantes, outdoors e outras mídias para divulgar a “marca” da capital pernambucana pelos principais países do planeta.

Para isso, a presença da AEG é fundamental, já que gerencia diversas arenas importantes. Nessas exposições são planejadas apresentações culturais, shows, festivais gastronômicos e assim por diante, sempre focando nas riquezas da terra dos altos coqueiros.

Projeto apresentado – e sem os valores divulgados, mas com o possível envolvimento da iniciativa privada para ajudar nos custos -, a cúpula da Prefeitura do Recife irá negociar para decidir se aceita ou não o plano de marketing com o penta campeão. Está sendo levado em consideração, também, o efeito pós-Copa do Mundo, grande preocupação dos gestores da cidade.

PONTE AÉREA

Pernambuco também luta para receber uma seleção durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo. E essa parceria pode render bons frutos nesse sentido para o estado, além do marketing e divulgação da cultura.

A AEG é responsável pela Seleção dos Estados Unidos. Ou seja, com a empresa gerindo a Arena Pernambuco e a imagem da cidade-sede o relacionamento e a negociação ficam mais estreitos.

Na proposta, essa hipótese também foi debatida. É uma grande oportunidade de Pernambuco receber a maior potência econômica do planeta em suas terras. Vale lembrar que o EUA é o país que mais leva turistas e, consequentemente, efervescência na economia, para os eventos esportivos.

COMENTÁRIOS dos leitores