Carros mais feios em 2012
Regulamento da F1 forçou as equipes a adaptarem frente dos novos modelos
O ornitorrinco é um bicho estranho. Tem pelos, um bico de pato e é semi-aquático. Este ano o nome do animal será ouvido muitas vezes pelos torcedores da Fórmula 1. Por conta de uma determinação da categoria, várias equipes tiveram que mudar a frente dos carros, que estão sendo chamadas de “bico de ornitorrinco”.
Nesta temporada a altura máxima dos bicos deve ser de 55 cm. Por questões aerodinâmicas, equipes como Ferrari e Red Bull colocaram um degrau na parte da frente de seus novos modelos, que cria um aspecto semelhante ao do animal da Oceania.
“Tivemos que abaixar o bico, o que, em comum com muitos outros times, levou-nos ao que eu acho que provavelmente diria ser um nariz ligeiramente feio”, declarou o projetista da Red Bull, Adrian Newey. Apesar da mudança que mais chamou a atenção, outras características, como o chassi, sofrerão poucas alterações.
Sauber, Ferrari, Lotus, Force India e Caterham já apresentaram os modelos para 2012 e utilizaram o “bico de ornitorrinco”. A única exceção, até agora, foi a McLaren. A equipe inglesa continuará usando o bico reto em seus carros. As novidades poderão ser conferidas a partir do próximo dia 7, quando as equipes iniciarão os períodos de testes no circuito de Jerez de La Fronteira, na Espanha.