Maldonado supera Alonso e fatura 1ª vitória na Espanha

Agência Estadopor Raquel Monteath dom, 13/05/2012 - 11:40

Em um final de corrida apertado, o venezuelano Pastor Maldonado surpreendeu neste domingo ao superar o veterano Fernando Alonso e faturar o GP da Espanha, em Barcelona. Com a primeira vitória de um piloto da Venezuela na categoria, Maldonado encerrou um jejum de 8 anos sem triunfos da equipe Williams na Fórmula 1. Kimi Raikkonen completou o pódio. Felipe Massa chegou em 15º e Bruno Senna não completou a prova.



A inesperada vitória de Maldonado coincidiu com as homenagens deste fim de semana a Frank Williams, fundador da equipe, que completou 70 anos recentemente. A ex-escuderia de Ayrton Senna não subia ao lugar mais alto do pódio desde o GP do Brasil de 2004.



O resultado deste domingo deixou o Mundial de Fórmula 1 ainda mais equilibrado. Frustrado por não ter vencido diante de sua torcida, Alonso teve como prêmio de consolação a liderança dividida com Sebastian Vettel. Os dois somam 61 pontos. Lewis Hamilton (53), Raikkonen (49) e Mark Webber (48) vêm logo na sequência. Bruno Senna é o 13º (14) e Massa, o 17º (2).



A CORRIDA - Largando pela primeira vez na pole, Maldonado não conseguiu resistir a Fernando Alonso no início e foi ultrapassado antes da primeira curva. Raikkonen também largou bem e assumiu a terceira posição, deixando o companheiro de Lotus, Romain Grosjean, para trás.



Daí em diante, os quatro pilotos se mantiveram no pelotão dianteiro, com revezamento entre Alonso e Maldonado na primeira posição. O venezuelano assumiu a ponta na volta 27 ao antecipar a segunda parada para troca de pneus. Também contou com a sorte, porque Alonso perdeu tempo ao ficar atrás de retardatários.



O espanhol chegou a retomar a dianteira na terceira parada de Maldonado, mais lenta que as demais, mas voltou a ficar atrás do rival após nova troca de pneus na 45ª volta. Os dois, então, passaram a fazer grande disputa, com uma diferença inferior a 1 segundo. O venezuelano segurou bem a pressão do espanhol, mais próximo a cada volta, e faturou a primeira vitória em seu segundo ano na categoria.



Protagonistas em outras etapas, Vettel, Button e Hamilton não conseguiram passar do pelotão intermediário. Vencedor da última corrida, o alemão teve sua prova comprometida por uma passagem nos boxes, punição por não ter reduzido a velocidade na bandeira amarela, e por pit stop para trocar o bico do carro. Cruzou a linha de chegada em sexto.



Button, por sua vez, ficou aquém do esperado e terminou atrás do companheiro Hamilton, que largou em último após ser punido e perder a pole position no sábado. Hamilton fez uma boa prova de recuperação e, com direito a nova disputa com Massa, terminou na zona de pontuação, em 8º.



O desempenho do brasileiro contrastou mais uma vez com o de Alonso. Massa fez grande largada, ao ganhar cinco posições e saltar para 11º, mas não conseguiu embalar no decorrer da prova. Na volta 28, também foi punido com uma passagem nos boxes, pelo mesmo motivo de Vettel, e caiu para 16º. Com uma parada extra, chegou a levar uma volta do companheiro de Ferrari e de Maldonado na 53ª volta antes de cruzar a linha de chegada em 15º.



Bruno Senna não teve melhor sorte. Após fraca largada, o brasileiro da Williams abandonou a corrida na 13ª volta em choque com Michael Schumacher. O alemão acertou em cheio a traseira de Bruno ao tentar fazer frustrada ultrapassagem e ficou na bronca. Com a suspensão danificada e um pneu furado, o brasileiro deixou a prova, assim como Schumacher.



A próxima etapa da Fórmula 1 será disputada daqui a duas semanas, no circuito de rua de Mônaco, em Montecarlo, no dia 27.





Confira a classificação final do GP da Espanha:



1.º - Pastor Maldonado (VEN/Williams), 1h39min09s145

2.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 3s1

3.º - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 3s8

4.º - Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 14s7

5.º - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 64s6

6.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 67s5

7.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 77s9

8.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 78s1

9.º - Jenson Button (ING/McLaren), a 85s2

10.º - Nico Hulkenberg (ALE/Force India), a 1 volta

11.º - Mark Webber

COMENTÁRIOS dos leitores