Brasil vence Turquia e seca os EUA para levar Grand Prix

Com esse triunfo, o Brasil garantiu ao menos o vice-campeonato da 20ª edição do Grand Prix

Agência Estadopor Agência Estado dom, 01/07/2012 - 08:38

A seleção brasileira feminina de vôlei fez a sua parte na última rodada da fase final do Grand Prix para continuar com chances de título. Em Ningbo, na China, a equipe encerrou a sua participação no torneio, neste domingo, com vitória sobre a Turquia por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 23/25, 25/20 e 25/15, em 1 hora e 40 minutos.

Com esse triunfo, o Brasil garantiu ao menos o vice-campeonato da 20ª edição do Grand Prix. A seleção chegou aos 13 pontos e agora torce contra os Estados Unidos, que estão com 11 pontos e vão enfrentar a China neste domingo, no encerramento do torneio, para faturar o título. A Turquia encerrou a competição em terceiro lugar, com nove pontos.

Independentemente do resultado da partida das norte-americanas, a central Thaisa fez uma análise positiva da participação brasileira no Grand Prix. "Essa competição foi importante para o time. Não começamos bem na Fase Final do Grand Prix, mas nos recuperamos e jogamos como equipe", afirmou.

Já o técnico José Roberto Guimarães ressaltou que agora o foco é a reta final de preparação para a Olimpíada de Londres. "Foi um bom resultado. Tivemos alguns altos e baixos na partida. No segundo e terceiro sets jogamos um pouco abaixo. Temos que melhorar a nossa relação entre o bloqueio e a defesa. Faltam duas semanas para os Jogos Olímpicos e precisamos evoluir, pois enfrentaremos oponentes difíceis", comentou.

O JOGO - A seleção brasileira começou a partida contra a Turquia com Fernandinha, Sheilla, Paula Pequeno, Fernanda Garay, Adenízia e Thaisa como titulares, além da líbero Fabi. Fabíola, Mari, Jaqueline, Fabiana e Camila Brait entraram durante o jogo.

Thaisa foi o principal destaque do Brasil neste domingo ao fazer 19 pontos, sendo 11 de ataque, cinco de bloqueio e três de saque. Já a turca Neslihan, com 20 acertos, foi a maior pontuadora do duelo.

O bloqueio foi um dos principais responsáveis pelo triunfo brasileiro, já que a seleção fez 22 pontos nesse fundamento. "O jogo de hoje foi diferente da partida contra a Tailândia. Ontem jogamos com um time que mexia muito na bola. Já a Turquia tem um jogo de bolas altas. Por isso, o nosso bloqueio teve papel decisivo. Hoje foi o dia deste fundamento", disse Thaisa.

A oposto Sheilla reconheceu a equipe oscilou em alguns momentos do duelo com a Turquia. "Começamos bem o jogo, mas no segundo e terceiro sets cometemos alguns erros de recepção. No quarto set o nosso bloqueio funcionou e foi decisivo para a vitória", disse.

O Brasil começou melhor a partida deste domingo e foi ao primeiro tempo técnico em vantagem de 8/2. A levantadora Fernandinha conseguia jogar em velocidade e o saque brasileiro dificultava a recepção turca. Assim, a equipe abriu 16/9 e fechou a parcial em 25/21 com sete pontos de Thaisa.

A Turquia conseguiu equilibrar o duelo no segundo set e ficou à frente na primeira parada técnica (8/7). Zé Roberto colocou em quadra Jaqueline e Mari nos lugares de Fernanda Garay e Paula Pequeno, respectivamente. A equipe, porém, não conseguiu superar as turcas que fizeram 16/12 e venceram por 25/23.

Com o triunfo na segunda parcial, as turcas começaram melhor o segundo set e abriram 6/3. Mas o Brasil se recuperou, empatou em 11/11 e conseguiu a virada em uma sequência de saques de Fabiana, que substituiu Adenízia, e triunfou por 25/20.

O equilíbrio dos outros sets não se repetiu no quarto. Com Fabiana sendo efetiva no bloqueio e Sheilla fazendo vários pontos na saída de rede, o Brasil dominou completamente a parcial e venceu por 25/15 para encerrar a sua participação no Grand Prix com vitória por 3 sets a 1 sobre a Turquia.

COMENTÁRIOS dos leitores