Ary Graça concorre à presidência da FIVB

O presidente da Confederação Brasileira de Vôlei é um dos três candidatos à comandar a Federação Internacional

por Nicoly Moreira sex, 21/09/2012 - 10:35
Divulgação/FIVB Se vencer, Ary será o segundo brasileiro a chefiar uma federação internacional Divulgação/FIVB

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) realizará nesta sexta-feira (21) a eleição presidencial da organização, durante o Congresso Mundial da entidade, em Anaheim, nos Estados Unidos. Após 65 anos de existência, a entidade vai realizar sua primeira eleição democrática, com três candidatos, entre eles o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Ary Graça.

Além do brasileiro, participarão do pleito Chris Schacht, presidente da Federação Australiana de Voleibol, e Doug Beal, presidente da Federação Americana de Voleibol. A previsão é de que o vencedor da eleição seja anunciado por volta das 21h. Em seguida, o novo presidente da FIVB concederá entrevista coletiva.

A FIVB foi fundada em 1947 e seu primeiro presidente foi o francês Paul Libaud, que ficou no cargo até 1984. Ele foi substituído por Rubén Acosta, que comandou a entidade até 2008. O mexicano deu lugar ao chinês Jizhong Wei, que optou por ficar apenas um mandato.

Em todas as substituições, nunca houve mais de um candidato. “Nas eleições anteriores, não houve interessados em concorrer ao cargo. Mas chegamos a um ponto em que essa mudança era necessária. É um marco na história do vôlei mundial. Uma eleição com vários candidatos e ideias diferentes estimula o debate, leva todo mundo a pensar em como o vôlei pode crescer”, afirmou Graça.

Caso seja eleito presidente da FIVB entre 2012-2016, Ary Graça se tornará o segundo brasileiro a comandar uma federação esportiva internacional. O primeiro foi João Havelange, que chefiou a FIFA entre 1974 e 1998.

COMENTÁRIOS dos leitores