Rinaldo Mafra é a experiência dos EUA no basquete do Leão

O ala-pivô atuou por seis anos nas ligas universitárias norte-americanas e, agora, implanta a experiência na Ilha do Retiro

por Clauber Santana seg, 31/03/2014 - 15:02
Clauber Santana/LeiaJáImagens Rinaldo Mafra jogou por Southeastern CC e Jacksonville, nos Estados Unidos Clauber Santana/LeiaJáImagens

O bom desempenho da equipe masculina do Sport na Liga Ouro de Basquete deve-se, principalmente, à mescla de jovens jogadores – a grande maioria - com alguns atletas experientes. Esta é a principal estratégia do técnico Ricardo Oliveira. Entre os veteranos está o ala-pivô Rinaldo Mafra, contratado há um mês para a disputa da competição. Aos 27 de idade, o recifense carrega na bagagem seis anos atuando nas equipes universitárias do Southeastern CC e Jacksonville, nos Estados Unidos.



Apesar do tempo fora do Brasil, o pernambucano também atuou pelo Sport, entre 2004 e 2007. O período com o Rubro-negro facilitou o retorno ao clube neste ano. “Terminei a faculdade e voltei para o Recife. Conversei com o técnico Ricardo Oliveira e comecei a treinar. Em pouco tempo, fui integrado ao grupo de jogadores”, afirmou.



Como responsável pela efetivação do jogador no Sport, o treinador Ricardo Oliveira ressaltou a importância de ter o "veterano" no elenco. “Ele foi formado aqui no clube e tem uma identificação. É um ala-pivô forte, salta bem e defende com consistência. Ele tem uma experiência boa no exterior e está agregando ao grupo com todo esse trabalho que desenvolveu”, comentou Ricardo Oliveira.



Após o período nos Estados Unidos, Rinaldo Mafra teve de se adaptar à nova realidade, no Recife. “O jogo lá é muito intenso, jogamos com 35 segundos (de tempo para posse de bola), a defesa é mais forte e é difícil pontuar. Aqui são 24 segundos e é mais rápido”, disse. “Além da estrutura, que é outro nível. No Brasil, acho que apenas o Flamengo e o Brasília têm algo parecido”, completou.

COMENTÁRIOS dos leitores