Brasil estreia contra Uruguai da Copa América de basquete

Torneio é o mais importante do calendário da equipe brasileira em 2015

por Rodrigo Malveira seg, 31/08/2015 - 12:38
Divulgação/CBB Vitor Benite é um dos principais nomes da equipe de Rubén Magnano Divulgação/CBB

Nesta segunda-feira (31), às 16h30, a Seleção Brasileira Masculina de basquete começa a disputar seu torneio mais importante de 2015, a Copa América de Basquete. A competição será realizada na Cidade do México com 10 seleções na briga pelo título. O adversário do Brasil na estreia será o Uruguai, adversário que a equipe de Rubén Magnano conhece bem. A última vez em que as equipes se enfrentaram foi no dia 8 de agosto, pelo Super Desafio BRA. Na ocasião a seleção brasileira venceu por 83 a 81 na segunda prorrogação.

Além dos uruguaios e brasileiros estão presentes no grupo A, a República Dominicana, o México e o Panamá. O grupo B é formado por Argentina, Canadá, Cuba, Porto Rico e Venezuela. Os quatro primeiros colocados de cada chave se classificam para a segunda etapa. Na segunda parte do torneio, há o cruzamento entre as chaves A e B. Ao final das quatro rodadas dessa fase, as quatro seleções mais bem classificadas formam as semifinais. Os vencedores além de brigar pelo título asseguram a vaga para os Jogos do Rio, em 2016. Por ser o país sede, o Brasil já está classificado para as Olimpíadas.

A Seleção Brasileira é a segunda maior vencedora da história da Copa América. São quatro títulos conquistados, dois a menos que os Estados Unidos. A última vez que ficou com o título foi em 2009. Na última edição da Copa América, em 2013, o México foi o campeão, vencendo Porto Rico, por 91 a 89, na final.

Além de Brasil e Uruguai, a rodada terá ainda Cuba contra Venezuela, às 14h, Argentina enfrentando Porto Rico, às 20h e a República Dominicana encara os anfitriões Méxicanos, às 22h30. As seleções do Panamá e do Canadá folgam na primeira rodada.

COMENTÁRIOS dos leitores