Confira os bastidores que embalaram classificação do Audax

Equipe está a dois jogos de conquistar o que seria o segundo título de sua história

por Camila Alves sab, 30/04/2016 - 08:23

Fundado na Inglaterra no ano de 1884, o modesto Leicester City em 2014 ocupava a última posição do campeonato tido como mais difícil torneio do mundo, a Premier League. Recém-promovido à elite do futebol inglês, a equipe acabou por se safar do rebaixamento em 2015, terminando em 14º lugar na tabela do campeonato. Em 131 anos de história, a maior glória do clube foi sagrar-se campeão da Copa da Liga Inglesa por três vezes - em 1963, 1997 e 2000. Agora, 16 anos após a conquista do último título, o Leicester vai atrás do grande feito de sua história. Da lanterna foi ao topo da liga, transformando-se na maior surpresa do futebol europeu nesta temporada. 

Talvez em um campeonato menos expressivo, de menor renda e menos equipes, mas uma história semelhante parece se delinear aqui pelas terras tropicais, no estado de São Paulo. Fundado em 1985 na cidade de Osasco, o Grêmio Osasco Audax, mais conhecido apenas por Audax, vem, a cada conquista, surpreendendo cartolas, clubes, imprensa e público. Sem entrar no mérito de gestão empresarial, a equipe é um dos melhores exemplos de trabalho de campo no Brasil nos últimos anos. Para isso, a diretoria precisou desafiar o que ditam o caso dos grandes clubes do país e apostar na manutenção do idealista Fernando Diniz no cargo de técnico. O mineiro treinou a equipe por três anos - 2013 a 2015 -, passou um tempo à frente do Paraná Clube e tornou ao paulista no início de 2016 para conduzir o time no Estadual. 

Assim como fez Marcelo Bielsa em uma série de clubes pelos quais passou, dentro das quatro linhas, Diniz faz seu time jogar e correr riscos, custe o que custar. No Audax, Diniz ousou, fez e tomou gol, mas precisou do resultado para ser reconhecido. Investindo em uma troca de passes intensa, visando realizar a transição defesa-ataque com objetividade e qualidade, a equipe de Osasco garantiu sua vaga na final do Campeonato Paulista após eliminar o São Paulo nas quartas de final e o Corinthians nas semi, após uma disputa de pênaltis. 

O clube vai a pequenos passos trilhando seu caminho para atingir a maior conquista de sua história. A boa classificação no Estadual deu ao time uma vaga na última divisão nacional - Série D -, uma das metas da diretoria, bem como na Copa do Brasil de 2017 e no Campeonato Paulista do ano que vem. 

A decisão acontecerá contra o Santos, com jogos dentro e fora de casa, nos dias 1 e 8 de maio. Caso campeão, o Audax vai faturar R$ 4 milhões, verba que permitiria ao clube o sonho de contar até mesmo com reforços de um escalão superior. O segundo lugar, ainda, dará ao Audax R$ 1,5 milhão. Como encerra o diretor de futebol do clube, Nei Teixeira, "Para quem chegou até aqui, não custa nada sonhar mais um pouco”.

Confira no vídeo a festa da classificação: 

Embed:


COMENTÁRIOS dos leitores