Governo de Pernambuco nomeia novo Conselho do Esporte

Entidade volta a ser formada, após 18 anos, para auxiliar nas decisões do âmbito esportivo no estado

por Rodrigo Malveira ter, 17/05/2016 - 16:01
Rodrigo Malveira/LeiaJáImagens Conselho conta com 10 membros, sete titulares e três suplentes Rodrigo Malveira/LeiaJáImagens

Depois de 18 anos inativo, o Conselho Estadual do Esporte foi reativado pelo governador de Pernambuco Paulo Câmara. A posse dos novos membros ocorreu nesta terça-feira (17). Com um total de 10 conselheiros, sendo sete titulares e três suplentes, o grupo irá assessorar e auxiliar a tomada de decisões do Governo e a criação de leis no âmbito esportivo.

Os integrantes foram escolhidos pelo Secretário da Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. O Conselho conta com nomes conhecidos do desporto estadual como Adriana Salazar, Cisiane Dutra, Roberto Dornelas, entre outros. “Formamos esse conselho através de dialogo com as entidades. Houve amadurecimento e chegamos a esses nomes contemplndosa atleta, paratleta, entidade esportiva e poder público. Acho que está um conselho plural e a gente vai amadurecer. Estamos 18 anos sem o Conselho Estadual de Esporte e acreditamos que através dele podemos aprimorar cada vez mais as iniciativas do poder público com as entidades esportivas. Espero que possamos ser cada vez mais acertivos”, comentou Carreras.

Outros nomes que complementam o Conselho Estadual são Diego Perez, Luis Cláudio Carvalho, Luis Antônio Corrêa e Carolina Wanderley Maciel, que estão entre os titulares. Na suplência ficam Roberto Gomes de Melo, Fernando Luis Valença e Ênio Leite. A marchadora Cisiane Dutra, que estará nas Olímpiadas de 2016, citou os benefícios práticos que o Conselho deve ter na sua atuação. “Fiquei lisonjeada pelo convite e acho importante que os atletas, paratletas, treinadores e entidades passam  ter voz diante do governo. Podemos contar os problemas e trazer soluções para eles. Vamos poder trazer novos projetos para o esporte no Estado e isso ajuda no desenvolvimento de novos atletas, que era uma coisa que estava esquecida, pois só estavam trabalhando com os que já existiam. Acredito que isso vai ser melhorado”, disse. O Conselho Estadual de Esporte foi criado no governo de Miguel Arraes em 1997, porém durou apenas um ano, encerrando as atividades em 1998.

Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

Foi lançado também junto ao anúncio do Conselho Estadual, o Edital da Lei Estadual de Incentivo ao esporte. Assinada em dezembro de 2015, a Lei visa recolher parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e destiná-la ao apoio a associações esportivas sem fins lucrativos. 

Antes do lançamento do edital, representantes do Governo promoveram capacitações com as associações esportivas para que elas possam se inscrever na lista de beneficiadas pela lei. “Incentivamos as entidades esportivas e pretendemos distribuir esse recurso de forma igualitária em todo o Estado. A entidade que venha a se inscrever em algum tipo de projeto será bem-vinda, agora quem faz a inscrição são as entidades,. Nós promovemos a capacitação delas antes de publicar o edital para que todas saibam o passo a passo de como funciona. É algo novo e complexo, porque é recurso público, e tem que saber prestar conta, como apresentar o projeto, entre outras coisas. A gente vai incentivar que entidades de todas as regiões de Pernambuco possam se inscrever e quem sabe ser contempladas”, afirmou Felipe Carreras.

LeiaJá também

--> Pernambuco aprova Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

COMENTÁRIOS dos leitores