Corinthians vence UNINASSAU e é campeão da LBF

Em um duelo equilibrado, paulistas levaram a melhor nos últimos quartos

por Renato Torres ter, 02/05/2017 - 23:15

São vários os temperos que apimentam uma boa decisão. Na Liga de Basquete Feminino (LBF), ter o duelo entre as duas melhores equipes também significa ter um confronto equilibrado. Só nesta série decisiva, foram duas vitórias para cada lado, que forçaram um quinto e último encontro para decidir o destino da taça. Na noite desta terça-feira (2), Corinthians e UNINASSAU Basquete duelaram pelo troféu de LBF no ginásio do Centro Cívico, em Americana-SP. E o resultado tinha que ser um jogo duro e de muito equilíbrio. O resultado final foi melhor para as donas da casa, que venceram por 73x66 e garantiram o título da competição.

O jogo

O primeiro período deu uma mostra do que iria ser o contronto entre paulistas e pernambucanos. Cada bola disputada como a última, placar alterado ponto a ponto, com direito até a estranhamento entre adversárias, quando Joice foi tirar satisfações com a cubana Casanova pela falta cometida na argentina Gretter, do Corinthians. Curiosamente, aquilo que apareceu como falha durante todo o campeonato voltou a assombrar as equipes. Pelo lado mandante, muito espaço para os contra-ataques, nas visitantes, o mau aproveitamento dos arremessos de três pontos.

Não é surpresa que o primeiro período entre dois rivais "marcando por zona" tenha acabado empatado em 18x18. Para o segundo período, o Corinthians contava com uma arma nada secreta, a pivô Damiris Dantas, maior pontuadora em toda a LBF. Fazendo jus ao posto, Damiris fez a diferença em um momento em que o time de Americana começou a conseguir pender a 'balança' para o seu lado. O intervalo de jogo marcava um placar apertado, mas com vantagem: 36x28 para o time alvinegro.

Minutos finais

Em um terceiro quarto que se indicava favorável para as paulistas, a UNINASSAU conseguiu encostar no placar, que passou de oito pontos de vantagem para uma diferença de apenas cinco. O problema é que a equipe pernambucana não contava com uma falta antidesportiva após passar as mãos perto do rosto de Gretter. Naquele momento, o marcador começou a ficar complicado para o time visitante. Ao fim do terceiro quarto, a liderança de 12 pontos era o maior trunfo do Corinthians para a reta final.

Com o time abalado, e um placar desfavorável de 58x44, Dornelas trouxe suas atletas para conversar na intenção de não deixar o placar assustar. A torcida contrária forte e o relógio jogando contra eram fortes adversários em uma reação tardia. Na reta final, Casanova cometeu a quinta falta e foi eliminada da partida. E fez muita falta a principal armadora do time pernambucano. Se já era difícil enfrentar Damiris e Babi, jogadoras de seleção, com a cubana em quadra, a situação só piorou.

Mesmo assim, o UNINASSAU Basquete lutou até o fim. Conduzido por Tássia e Ariadna, que supriam a ausência da companheira, passou a encostar faltando cinco minutos para o final da partida. A outra cubana, capitã do time, não aceitava a derrota e tentava encostar o quanto era possível. Aproveitando seu grande trunfo, os lances livres, o Corinthians segurou o ímpeto final das pernambucanas e conquistou o título da LBF, para delírio da torcida que lotou o Centro Cívico de Americana-SP.

COMENTÁRIOS dos leitores