Lutador paraense entra no mapa de eventos do UFC

Boa posição no ranking depois de vitória no reality show Dana White's Contender Series, nos Estados Unidos, coloca João Arroyo entre os atletas de ponta do MMA

sex, 07/09/2018 - 11:00

O atleta paraense de MMA João Antônio Arroyo (29) está atualmente na lista reserva do UFC, a maior empresa promotora e organizadora de combate de Artes Marciais Mistas (MMA), e também a mais importante do mundo. Arroyo subiu de posição no ranking do UFC depois de participar do reality show Dana White's Contender Series Brasil, no mês de agosto, em Las Vegas, Estados Unidos.

João Arroyo ganhou sua luta contra Diego Henrique, por decisão unânime dos jurados. Não foi contratado pela organização, mas está no mapa de eventos do UFC e pode ser chamado a lutar a qualquer momento.

 O lutador paraense tem uma origem bem diferente de outros lutadores. É formado em Administração, atuou também como assistente de marketing e já foi corretor de imóveis. Com 22 anos ele substituiu o terno pelas luvas, ataduras e proteção bucal. Para ele, o apoio da família foi importante, principalmente do pai, seu maior incentivador. “Quando demonstrei interesse nas artes marciais, ele disse que dava pra investir nessa área”, disse João.

Já no lado feminino da família houve uma certa resistência, principalmente da mãe e da avó. “Para elas e pra muitas pessoas, a luta ainda é vista como violência e não como um esporte”, afirmou o lutador.

Arroyo diz que pretende continuar treinando e que só irá lutar se a proposta valer a pena. “Eu estou vindo de quatro vitórias, e em qualquer campeonato que eu for lutar agora eu tenho que ser bastante cauteloso. Estou com uma chance boa de entrar num evento grande e eu não posso arriscar”, disse o lutador.

O MMA (Artes Marciais Mistas) utiliza uma grande escala de técnicas permitidas, como golpes com os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, como lances e alavancas.

Por Thiago Maia. 

COMENTÁRIOS dos leitores