Organizadores das Olimpíadas negam que evento será adiado
Japão possui mais de 175 casos confirmados de coronavírus
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, que estão previstos para começar em 24 de julho, descartaram nesta quarta-feira (26) o adiamento da competição em decorrência da epidemia de coronavírus.
Diversos eventos esportivos pelo planeta foram adiados ou cancelados por conta do Covid-2019, no entanto, a organização das Olimpíadas demonstrou tranquilidade sobre o assunto.
"Não pensamos nisto. Não ouvimos falar sobre isto. Perguntamos e nos responderam que não existe tal projeto. A princípio, a ideia é celebrar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos da maneira comoe stão previstos. Tomaremos decisões estudando cada evento individualmente", declarou Toshiro Muto, diretor-executivo do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos.
Muto afirmou que a única alteração prevista é o do percurso da tocha olímpica, que começará no dia 26 de março, em Fukushima. O evento está confirmado, mas o trajeto da chama deverá mudar.
"Não contemplamos o cancelamento, mas vamos pensar na forma de organizá-lo para que não resulte na propagação do vírus, talvez reduzindo a escala do evento", disse Muto.
Dick Pound, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), disse que a decisão de cancelar as Olímpiadas deverá ser tomada até maio. Já o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu hoje (26) para que todos os eventos esportivos do país sejam suspensos ou limitados durante as próximas duas semanas.
Na terça-feira (25), os organizadores da J-League, o Campeonato Japonês de futebol, anunciaram o adiamento de todas as partidas da J1, J2 e Copa Levain, que seriam realizadas entre os dias 26 de fevereiro e 15 de março. Atualmente, o Japão tem 178 casos confirmados da doença e duas mortes registradas.
"Na recente reunião do COI em Tóquio, o coronavírus esteve na ordem do dia. Neste momento, nosso grau de preparação para os Jogos recebeu uma nota alta, e o COI se comprometeu a continuar nos apoiando.Temos que nos concentrar apenas no objetivo de acabar [com o coronavírus] o mais rápido possível, com o objetivo de organizar os Jogos de Tóquio com uma sensação de segurança e obter o aval do COI", explicou Seiko Hashimoto, ministra japonesa para as Olimpíadas.
Os Jogos Olímpicos serão disputados entre os dias 24 de julho e 9 de agosto. Já as Paralimpíadas vão ser disputadas de 25 de agosto até 6 de setembro.
Da Ansa