Flamengo sabia dos problemas no Ninho, revela e-mail

Troca de e-mails evidencia que o clube sabia da situação nas instalações do Ninho do Urubu nove meses antes do incêndio

por Vitória Silva qua, 09/09/2020 - 10:16
Tomaz Silva/Agência Brasil Tomaz Silva/Agência Brasil

E-mails obtidos pela UOL Esporte, e divulgados em reportagem nesta quarta-feira (9), revelam trocas de mensagens que comprovam que o Flamengo sabia dos riscos no Ninho do Urubu, em função da precariedade das instalações elétricas no local. O clube tinha parecer sobre a situação desde 11 de maio de 2018, nove meses antes do incêndio no alojamento do centro de treinamento, onde dez meninos das categorias de base morreram. A causa principal do incêndio foi um curto circuito em um dos aparelhos de ar-condicionado.

O e-mail com dados da vistoria interna nas instalações elétricas do CT é de Luiz Humberto Costa Tavares, gerente de administração do clube, para Marcelo Helman, diretor executivo de administração. As mensagens são internas, trocadas entre os então responsáveis cotidianos do centro. Além dos autos de infração da Prefeitura, já notificados, as mensagens também comentavam inconformidades nas instalações e destacaram situação grave. 

Semanas antes, os problemas na parte elétrica foram verificados e um técnico de segurança do trabalho do clube foi chamado ao centro, no dia 10, para a emissão de um novo relatório técnico, enviado aos responsáveis no dia seguinte. Há registros das irregularidades, revelando gambiarras no quadro elétrico atrás dos contêineres, e necessidade imediata de manutenção.

"A avaliação foi realizada na presença do Sr Adilson, da empresa CBI, este indicado pelo Sr Luiz Humberto [Gerente de Administração do Flamengo], sendo comprovado as não-conformidades e suas gravidades. Conforme a avaliação do Sr Adilson e relatório anterior, a situação é de alta relevância e grande risco, ficando este de apresentar uma proposta ao Sr Luiz Humberto para atendimentos emergenciais de alguns pontos: quadro elétrico (poste ao lado do refeitório), disjuntores e fiação no jardim, quadro elétrico atrás do alojamento da base", alertou o relatório enviado pelo funcionário do departamento pessoal Wilson Ferreira ao gerente de administração do Flamengo, Luiz Humberto Costa Tavares, à gerente de recursos humanos Roberta Tannure e a um funcionário identificado como Douglas Silva Lins de Albuquerque em 11 de maio de 2018.

A conclusão parcial foi de que as irregularidades não seriam tratadas “no momento”, pois “conforme informação, o local será demolido e substituído por novas instalações até o final do ano de 2018, deixando claro que caso haja fiscalização e autuação o argumento mesmo que evidente não justifica a irregularidade, ficando a critério do órgão fiscalizador a penalidade ou intervenção". O plano do clube era mudar o CT de alojamento, deixando o então endereço para a construção de um estacionamento.

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