Relembre timaços da Série A na era dos pontos corridos

Desde que o Brasileirão passou a ser de pontos corridos, algumas equipes marcaram época com campanhas memoráveis

por César Lui qui, 03/06/2021 - 14:30
Acervo/Cruzeiro Cruzeiro Campeão Brasileiro de 2003 Acervo/Cruzeiro

O Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato de pontos corridos em 2003. De lá pra cá, algumas equipes marcaram época com campanhas memoráveis. O LeiaJá te relembra alguns desses grandes times.

Cruzeiro (2003)

Logo no primeiro ano dos pontos corridos, o Cruzeiro estabeleceu um recorde que dura até hoje. A Raposa fez 100 pontos, marca ainda não alcançada em uma edição da Série A. Foram ainda 102 gols marcados. O meia Alex era o destaque da equipe e foi o artilheiro com 23 gols. No mesmo ano o time também foi campeão mineiro e da Copa do Brasil, conquistando a tríplice coroa. A distância para o segundo colocado, o Santos, foi de 13 pontos.

Time base: Gomes; Maurinho, Cris, Edu Dracena, Leandro; Maldonado, Marinho, Augusto Recife, Wendell; Alex; Aristizábal, Márcio Nobre. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Embed:

São Paulo (2007)

O ano do bicampeonato consecutivo São Paulino foi marcado por uma defesa sólida, apenas 19 gols tomados em 38 partidas. Com 15 pontos de vantagem para o segundo colocado, o tricolor paulista não deu chances para os adversários. No ano seguinte, mantendo essa base, o clube ainda faturou o tri.

Time base: Rogério Ceni; André Dias, Breno e Miranda; Leandro, Hernanes, Richarlyson, Jorge Wagner e Júnior; Dagoberto e Aloísio (Borges). Técnico Muricy Ramalho.

Corinthians (2015)

2015 marcou o ano do hexacampeonato corintiano, com Tite se provando como “melhor técnico do Brasil” na época e creditando seu currículo a assumir a seleção brasileira futuramente. O destaque do título foi o coletivo e a raça dos jogadores. Elias, Jadson e Renato Augusto jogaram como nunca e jogadores que estavam desacreditados como Vagner Love e Malcom, ajudaram a equipe. Foram 12 pontos de diferença para o segundo colocado, o Atlético Mineiro.

Time base: Cássio; Gil, Felipe, Guilherme Arana e Edilson; Ralf, Renato Augusto, Elias, Jadson; Malcon e Vagner Love. Técnico: Tite.

Palmeiras (2016)

O ano premiou a regularidade palmeirense, o time teve o segundo melhor ataque, a melhor defesa e perdeu o menor número de jogos, apenas seis derrotas em 38 partidas. Como destaques, Gabriel Jesus, Tchê Tchê e Dudu trouxeram a juventude e qualidade. O Palmeiras teve 9 pontos de vantagem para o Santos, segundo colocado.

Time base: Jaílson (Fernando Prass); Fabiano, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Jean, Moisés e Tchê Tchê; Roger Guedes, Dudu e Gabriel Jesus. Técnico: Cuca.

Flamengo (2019)

O treinador português Jorge Jesus colocou o elenco estrelado para jogar e ganhou a Série A alcançando 90 pontos, com apenas quatro derrotas. O time todo se destacou, mesclando com jogadores renomados chegando de grandes clubes da Europa, casos de Rafinha do Bayern de Munique e Filipe Luiz do Atlético de Madrid. O quarteto ofensivo, Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol ajudou o clube a marcar 83 gols.

COMENTÁRIOS dos leitores