Goleiro Bola de Prata, Edson Cimento ganha biografia

Ouça o podcast sobre o lançamento do livro que fala da vida e da carreira do ex-jogador que saiu de Capanema, no interior do Pará, para brilhar no cenário nacional

qua, 30/11/2022 - 11:52

Embed:

O lançamento do livro “Edson Cimento - O Melhor Goleiro do Brasil em 1977” será no dia 3 de dezembro (sábado), às 20 horas, no Clube Nassau, em Capanema, cidade paraense onde nasceu o ex-goleiro. Escrito por Mauro Humberto (Beto) de Oliveira Brandão Soares, um torcedor paraense da cidade de Capanema, terra natal do atleta, o livro fala da vida e da carreira do jogador paraense que fez história no futebol ao receber o prêmio de melhor goleiro, a Bola de Prata do Campeonato Brasileiro, na década de 1970, pela revista Placar.

Edson Cimento atuou profissionalmente de 1972 até 1992. Jogou em Remo, Paysandu e Tuna e defendeu, também, Fluminense e Náutico, entre outros. Beto Brandão comenta como surgiu o livro: “A ideia veio de conversas entre mim e meu irmão, Mário Brandão. Como gosto de biografia, resolvi escolher alguém de Capanema que tivesse destaque estadual e nacional, como foi o caso de Edson Cimento”.

O autor da biografia também conta a origem do apelido. “Um radialista da época, Jayme Bastos, criou este apelido. Edson era muito forte na época e era natural de terra do cimento. Ele começou a chamar o Edson de Cimento também porque ele ia forte nas jogadas e não caía nas disputas contra os atacantes", diz. O autor do livro fala sobre o início da carreira de Edson: “Com apenas 16 anos ele foi o goleiro menos vazado no primeiro titulo intermunicipal da cidade de Capanema”.

Edson Cimento lembra como foi ganhar a bola de prata. “Essa para mim foi a principal conquista da minha carreira, ficou marcada até hoje. Eu estava disputando com o Leão, Raul, Carlos, Valdir Peres, só goleiro de seleção, e eu fui feliz por conquistar esse grande reconhecimento pelo meu trabalho”, comenta.

O livro estará à venda em livrarias de Belém, Capanema e Marabá e diretamente com o autor, pelo Whatsapp (91) 8295-1882.

Clique no ícone abaixo e ouça o podcast com Edson Cimento e Mauro Humberto Brandão.

Por Rodrigo Sauma (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores