Murillo Shooow revela dicas de narração de e-sports

Locutor é o comentarista dos campeonatos oficiais do battle royale PUBG MOBILE

por Maria Eduarda Veloso seg, 04/09/2023 - 11:20
Reprodução/PUGB Mobile Esports O apresentador e locutor Murillo Shooow Reprodução/PUGB Mobile Esports

Este ano, a equipe de casters do PUBG MOBILE Pro League Brasil recebeu reforços. Um deles é o narrador e apresentador Murillo Shooow, que atua há 10 anos no cenário de e-sports. Conheça mais sobre sua trajetória e dicas de locução:

Ínicio da carreira

Murillo Medeiros, mais conhecido como Murillo Shooow sempre brincou com a voz imitando locutor de mercado, carro de som, etc. O apresentador era mototáxi no interior do Rio de Janeiro e começou com um notebook e um microfone de 15 reais. Em 2011, ele foi convidado para narrar um campeonato amador e está até hoje no mercado.

“Em 2016, parei de trabalhar pra viver 100% de narração. Desde o começo, meu irmão mais novo foi meu principal apoiador, meus pais curtiam e apoiavam e minha esposa me conheceu bem no início de tudo. Ela também foi meu pilar de incentivo”, conta Medeiros.

Já no PUBG Mobile, ele iniciou em 2018, como narrador no Star Challenge. “Acredito que foi o primeiro jogo mobile de battle royale que eu fiz, e me abriu a mente para os gamers de celular. [...] “Ser o apresentador oficial do jogo, comandar o show do meu jeito é maravilhoso. É muito gratificante fazer parte!”, comenta o locutor. 

Dicas de Narração 

-Leia muito: aumente sua gama de palavras e sinônimos;

-Evite comidas e bebidas geladas: “Se eu sentir a garganta “pegando” já faço gargarejo com água morna, sal e vinagre”;

-Inalação com soro fisiológico para hidratar as cordas vocais;

-Exercícios para aquecimento vocal, relaxamento de alguns músculos que envolvem a mandíbula de bochechas; 

Murillo Shooow ressalta a importância de procurar um fonoaudiólogo. É necessário encontrar um profissional da área que lhe ajude conforme sua necessidade.

Medeiros conta que o apresentador José Carlos Araújo, o “garotinho”, é sua maior inspiração. Ele também aconselha a ver vídeo aulas, estudar outros narradores - com cuidado para não copiar bordões ou trejeitos - e assistir a si mesmo. “Você é seu principal crítico. Além disso, estar aberto a críticas construtivas, seja de onde vier, faz muita diferença, principalmente quando vêm do público, pois é a eles principalmente a quem você deve agradar”, complementa.

Murillo Medeiros finaliza incentivando os iniciantes na área: “Se joguem, tentem, arrisquem, mas, principalmente, se empenhem! Estudem o jogo, o trabalho no qual querem exercer. Nunca se esqueçam que dez anos atrás eu era mototáxi em uma cidade do interior do Rio de Janeiro e não desisti. Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é de alguém que acredite”, conclui.

COMENTÁRIOS dos leitores