PM detalha prisões e confrontos no Clássico das Multidões

Informações foram divulgadas em coletiva de imprensa nesta segunda-feira

por Felipe Holanda seg, 22/01/2024 - 13:42
Júlio Gomes/LeiaJá Coronel Ivson Amilcar, diretor da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP). Júlio Gomes/LeiaJá

Após a Região Metropolitana do Recife registrar cenas de barbárie antes da partida entre Sport e Santa Cruz, no último sábado (20), a Polícia Militar de Pernambuco detalhou os confrontos e apreensões antes do Clássico das Multidões. Segundo a corporação, existiu até uma tentativa de homicídio a um Sargento do 17º Batalhão, que ficou ferido.   

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (22), no Quartel do Comando Geral, no Derby, área central do Recife.

“Tivemos ocorrências desde a manhã do último sábado. A grande maioria estava em posse de artefatos explosivos e entorpecentes. O estado não aguenta mais, a sociedade não aguenta mais. Esperamos que isso tenha um fim. Não podemos chamar essas pessoas de torcedores. E sim marginais”, disse o Coronel Ivson Amilcar, diretor da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP).

Antes de bola rolar, uniformizadas do Leão e da Cobra Coral entraram em confronto, sendo o mais grave deles registrado na PE-15, na Cidade Tabajara. Na ocasião, um PM foi baleado, além de outros três membros das organizadas. Eles foram socorridos para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jardim Paulista. Não houve registro de óbito. 

Ao todo, a corporação efetuou a detenção de 36 indivíduos. Desses, seis já tinham tido passagem pela Polícia, por homicídio, tráfico de drogas, assalto e furto.

Torcida única?

Perguntado se o próximo clássico a ser realizado no Recife, no próximo sábado (27), entre Santa Cruz e Náutico, será realizado com torcida única, o Coronel disse que a decisão terá que passar pelo Grupo de Trabalho (GT) da Secretária de Defesa Social (SDS).

“Isso será decidido na próxima reunião. Essas questões de torcida única são mais com Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Asreuniões acontecem constantemente para definir o planejamento de segurança para os jogos”, falou Amilcar.

COMENTÁRIOS dos leitores