Cápsula Dragon da SpaceX inicia retorno à Terra

A manobra para separar a Dragon foi realizada por um braço robótico operado pelo astronauta Scott Kelly, um dos seis membros da tripulação

qui, 21/05/2015 - 09:40
-- (6 mai) Teste da cápsula Dragon na Flórida --

A Dragon, cápsula não tripulada da empresa americana SpaceX, separou-se nesta quinta-feira (21) da Estação Espacial Internacional (ISS) para iniciar o retorno à Terra com 1,4 tonelada de carga, incluindo amostras de experimentos médicos e biotecnológicos.

A manobra para separar a Dragon, que estava acoplada à ISS desde 17 de abril para deixar duas toneladas de mantimentos e material para experimentos, foi realizada por um braço robótico operado pelo astronauta Scott Kelly, um dos seis membros da tripulação. A cápsula foi liberada, como estava previsto, às 11H04 GMT (8H04 de Brasília), informou a Nasa.

A Dragon foi colocada em órbita ao redor da ISS e dará três voltas para se afastar gradativamente da Estação. Às 15H49 GMT (12H49 de Brasília) deve acionar os motores de retropropulsão que ajudarão a reduzir sua velocidade de reingresso na Terra, antes de usar os paraquedas que devem apoiar a descida.

A cápsula deve cair no Oceano Pacífico, na altura da península de 'Baja California' no México, onde será recuperada por uma embarcação. Esta foi a sexta missão de abastecimento da Dragon de um total de 12 contratadas pela Nasa com a SpaceX, em um contrato de 1,6 bilhão de dólares.

Em 2012, a cápsula fez uma viagem de teste até a ISS e se tornou o primeiro aparelho de uma empresa privada a ser acoplado à Estação.

COMENTÁRIOS dos leitores