Italiano salva centenas de imigrantes por telefone

O homem que fez a chamada com um telefone via satélite discou números de forma aleatória com o prefixo de Roma

qui, 31/03/2016 - 18:15
GIOVANNI ISOLINO Migrantes e refugiados chegam ao porto de Messina, na Itália, no dia 17 de março de 2016 GIOVANNI ISOLINO

Um aposentado de Roma ajudou a salvar centenas de imigrantes no mar Mediterrâneo, depois de receber uma chamada por telefone via satélite de um bote em situação de emergência no canal da Sicília - noticiou um jornal italiano nesta quinta-feira.

Na última terça, às seis da manhã, o telefone despertou este homem de 66 anos. "Não entendia uma única palavra. Falavam comigo em inglês, em francês, e eu não tinha ideia do que queriam" até depois de receber várias chamadas, contou ele ao "Corriere della Sera".

Primeiro, pensou que fosse uma brincadeira. Depois de cortar a comunicação várias vezes, decidiu chamar a Polícia. No momento em que dois policiais chegaram à sua casa, recebeu um novo telefonema. Foi quando percebeu que era um pedido de socorro.

"Podia-se ouvir o mar, o vento o barulho de um motor de barco", relatou o aposentado. A Guarda Costeira foi, então, avisada e rastreou a chamada. Cinco embarcações com excesso de lotação provenientes da Líbia estavam à deriva, com um total de 600 imigrantes.

O homem que fez a chamada com um telefone via satélite discou números de forma aleatória com o prefixo de Roma, até conseguir uma resposta.

COMENTÁRIOS dos leitores