Guarulhos registra 58 casos de caxumba só este ano
Baixas temperaturas fazem com que pessoas busquem convívio em ambientes fechados, facilitando o contágio
A cidade de Guarulhos já registrou 58 casos de caxumba este ano, contra apenas sete casos registrados no ano passado. As baixas temperaturas favorecem o aumento de casos de doenças contagiosas transmissíveis pelo ar, porque ocorrem com mais frequência aglomerações de pessoas em ambientes fechados.
A auxiliar logística Bruna Santos, de 26 anos, pegou caxumba há cinco dias e diz que não sabe como contraiu a doença: "Eu não entendo como aconteceu. Que eu saiba, no meu serviço ninguém pegou. Começou com uma dor atrás da orelha, no dia seguinte ficou inchado e começou a me dar calafrios e depois senti muito calor".
A caxumba é causada pelo vírus Paramyxovirus, que é transmitido por contato direto com gotículas de saliva de pessoas infectadas, sendo as crianças as mais vulneráveis. Se não for tratada adequadamente, a caxumba pode “descer”, como se diz popularmente. Quando isso acontece, a doença afeta testículos e ovários, causando dor e inchaço e podendo até causar infertilidade.
Pessoas infectadas não devem frequentar ambientes públicos, fechados e movimentados, devendo permanecer em repouso durante nove dias.
A melhor maneira de evitar o contágio é a vacinação em duas etapas, a primeira aos 12 meses de vida e a segunda aos 15 meses.