Saque do PIS/Pasep será liberado dia 24 de janeiro

Medida Provisória assinada em dezembro reduziu e unificou idade para retirada de valores repassados aos fundos erradicados em 1988

seg, 08/01/2018 - 16:40

O pagamento dos valores dos programas PIS e Pasep começam a ser pagos aos trabalhadores com mais de 60 anos a partir do dia 24 de janeiro. Têm direito de sacar os valores todos que trabalharam em regime CLT antes de 1988. Aqueles que possuem conta corrente ou poupança em um dos bancos responsáveis pelo pagamento (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) terão os valores creditados em suas contas na noite do dia 22.

De acordo com o governo federal serão injetados no mercado mais R$ 7,8 bilhões. A Medida Provisória (MP) publicada no final de 2017 reduziu e unificou a idade mínima para saque de 65 e 62 anos, homem e mulher respectivamente, para 60 anos em ambos os casos. A contribuição para os fundos PIS e Pasep terminaram em outubro de 1988, quando a constituição passou a determinar que as empresas repassassem os valores ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Por sua vez, o FAT ficou responsável pelos pagamentos do seguro-desemprego e do abono salarial.

Através dos sites www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep é possível consultar se há valores pendentes para saque. Herdeiros de cotistas também têm direito a receber os valores caso o falecido tenha contribuído. Em todos os casos em que houver direito ao saque os valores até R$ 3 mil poderão ser retirados nos caixas eletrônicos das agências bancárias. Valores superiores só poderão ser retirados no caixa após a confirmação da identidade do solicitante mediante documento com foto.

COMENTÁRIOS dos leitores